HeyPhone, o rádio que ajudou no resgate dos garotos da Tailândia

Felizmente, as 12 crianças (e seu treinador) presas nas cavernas de Tham Luang, na Tailândia, foram resgatadas e agora começamos a descobrir mais algumas peças-chave para essa operação, na qual a tecnologia também desempenhou um papel importante.

Um dos elementos que ajudaram no resgate foi o chamado “HeyPhone”, um rádio projetado por um operador britânico chamado John Hey (G3TDZ) que publicou sua criação e especificações com uma licença Open Source.

Tecnologia de código aberto para resgate de presos em cavernas

Isso foi explicado no Facebook. Phil Karn, ex-engenheiro da Qualcomm, explicou como as equipes de resgate utilizaram-se das ferramentas de comunicação para prevenir uma potencial tragédia.

Um dos dispositivos usados – havia outros, como um sistema desenvolvido por uma empresa israelense – para as equipes de resgate se comunicarem entre si e as crianças presas com seu treinador era o HeyPhone, que foi criado especificamente para resgate de cavernas e que seu criador não patenteou: toda a documentação, diagramas e informações para criar o dispositivo está disponível gratuitamente.

Este rádio de comunicação usa a banda de baixa frequência de 87 kHz, e também faz uso de uma antena que “consiste em duas estacas enterradas no solo a cerca de 20 metros de distância”.

Flutuando a corrente entre as estacas  permite que o rádio se conecte a outra antena que fica a algumas centenas de metros de distância, seguindo o mesmo princípio das antenas dipolares terrestres que foram usadas, por exemplo, em missões militares nos Estados Unidos usando frequências ELF (Frequências Extremamente Baixas) variando de 3 Hz a 3 kHz.

O engenheiro e radioamador que projetou este dispositivo, John Hey, morreu em 2016, mas certamente ele teria ficado feliz por sua contribuição para esta operação de resgate. É curioso, mas no site oficial do dispositivo eles indicam que “não é mais recomendado” e, em vez disso, é recomendável procurar “um design mais moderno”.

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao amplo público brasileiro. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para o Sociologia Líquida, Explicando, Segredos do Mundo, Área de Mulher, Criatives, Razões para Acreditar e Feedty. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.