Homem começa a acordar as 05:30 e apontou 8 benefícios que isso causou em sua vida

Entre 06:00 e 07:30 da manhã, essa é a média do horário que uma pessoa na América costuma acordar, entretanto, é bastante comum acordarmos quase que em cima da hora pra ir pro trabalho, escola, etc, e com isso fazemos as coisas depressa, sem contar o trânsito que normalmente faz qualquer um perder a paciência, tomando ainda mais do nosso tempo. Quando o dia chega ao fim, só queremos ir pra casa e não fazer nada. Dia após dia a mesma coisa, fazendo a vida se tornar uma rotina bastante cansativa e entediante.

Foi então que um homem, funcionário do Portal Bright Side, percebeu que estava caindo nessa rotina e decidiu mudar seus hábitos, todos os dias passou a acordar 05:30h e compartilhou todos os benefícios que essa mudança trouxe pra ele:

01. Sem pressa

“Eu costumava começar o dia pulando da cama, atrasado como de costume e correndo para me arrumar. Mas ainda assim, geralmente chegava atrasado ao trabalho. Eu entrava no meu escritório parecendo cansado e mal-humorado, mal estava acordado e estava atrás de todo mundo. Essa certamente não é uma boa maneira de começar o dia.

Agora tenho mais de 2 horas antes de sair para o trabalho. E durante esse período de tempo, eu não apenas me organizo, às vezes posso me deliciar com uma xícara de café moído sem pressa ou ler algumas páginas do meu livro favorito. Acordar cedo e não me sentir apressado permite-me ter um começo refrescante para o meu dia e me sentir muito mais calmo e confiante do que antes”.

02. Aumento de produtividade

“Pessoas bem-sucedidas levantam-se cedo. Essa frase me perseguia em todos os lugares que ia. Steve Jobs costumava acordar por volta das cinco e meia da manhã e poupava tempo suficiente para começar sua jornada de trabalho bem na Apple. Existem muitos outros exemplos bem conhecidos também. Nunca me ocorreu que eu pudesse ser um deles. Eu gostava de me considerar um madrugador e ficava muito orgulhoso se conseguisse terminar um projeto ou 2 durante a semana.

Quando iniciei o experimento, percebi que as manhãs eram a hora mais produtiva do dia para mim. Agora eu acordo com uma mente clara, um corpo bem descansado e posso me concentrar em tarefas importantes e estabelecer metas para o dia seguinte imediatamente. Então eu verifico meus e-mails e Facebook. Eu posso fazer tudo isso enquanto os membros da minha família ainda estão dormindo em suas camas.

Levantar-se às 5h30 todos os dias proporciona muito mais tempo para fazer as coisas. Eu faço tantas tarefas antes de começar meu trabalho pela manhã que quando a noite chega, eu não tenho mais trabalho para fazer e posso passar mais tempo com minha família.

Mudar de um madrugador para alguém que acorda cedo produziu um aumento significativo na minha produtividade tanto na minha vida profissional quanto pessoal”.

03. Caprichando nos exercícios

“Quando você acorda cedo, o tempo extra lhe dá a flexibilidade de se exercitar antes de colocar sua mente no trabalho – você pode ir à academia logo de manhã, dar um passeio pelo bairro ou simplesmente dar aquela alongada completa.

Claro, há outras ocasiões para se exercitar além do início da manhã. Mas eu descobri que um planejamento de ir à academia logo após o trabalho é mais provável de ser cancelado por causa de outras coisas que geralmente podem surgir. Exercitar-se durante a manhã, por outro lado, nunca pode ser cancelado. Graças ao tempo extra que ganhei, comecei a correr por 30 minutos todas as manhãs e perdi cerca de 4 quilos depois de um mês. E eu não vou parar por aí!”

04. Mudança de hábitos

“Desenvolver novos hábitos é crucial para o seu auto aperfeiçoamento e as horas extras da manhã são o momento perfeito para que isso aconteça. Realizar seu próprio ritual matutino como planejar uma lista de coisas que você faz todos os dias, pode ajudá-lo a formar novos bons hábitos sem se obrigar a fazer nada.

Por exemplo, meu dia começa indo ao banheiro, escovando meus dentes, me barbeando e me vestindo. Então eu bebo um copo de água morna e me direciono à minha mesa, onde faço algumas leituras, faço planos para o dia e assim por diante. As mesmas tarefas devem ser feitas da mesma forma todos os dias, incluindo finais de semana.

O ritual da manhã é muito mais do que apenas uma maneira de organizar sua rotina matinal – ele auxilia a inserir facilmente novos hábitos entre os seus antigos, encadeando todas as tarefas em conjunto”.

05. Economia de tempo e energia no deslocamento

“Ninguém gosta do trânsito da hora do rush e começar o dia mais cedo pode melhorar essa parte da sua vida também. Se sua viagem matinal até o trabalho é longa, acordando mais cedo você pode pegar um ônibus ou trem que seja menos movimentado, mais agradável e assim chegar mais rapidamente. Se você dirigir, você pode evitar o tráfego pesado e reduzir significativamente o tempo de viagem. Ou melhor ainda, você pode começar a andar de bicicleta, como eu fiz durante o experimento”.

06. Aquele silêncio que faz bem

“É a parte que que mais gosto em acordar cedo: sem filhos gritando, sem bebês chorando, sem carros buzinando, sem barulho de televisão. As primeiras horas da manhã são realmente pacíficas. Nada me distrai das tarefas importantes: posso facilmente reunir meus pensamentos, planejar com antecedência e me concentrar efetivamente no que estou fazendo no momento.

Jeremy Korst, ex-gerente geral da Microsoft, acorda das 3h30 às 4h, por dois motivos: clareza de pensamento e período de silêncio. Durante as 2 horas seguintes pela manhã, ele geralmente faz todo o seu trabalho que requer mais atenção sem distrações.

Como Pascal disse certa vez: “A causa principal da infelicidade do homem é que ele não sabe ficar quieto em seu quarto”. Agora acredito firmemente que você pode encontrar sua paz e felicidade nas primeiras horas da manhã”.

07. Sono com mais qualidade

“Quem madruga geralmente dorme e acorda em horários aleatórios, enquanto as que se levantam cedo geralmente estabelecem horários de sono. Não ter uma rotina de sono definida pode levar a consequências ruins para sua saúde, como colesterol alto, obesidade e assim por diante.

Durante este mês, percebi que não preciso ficar na cama por tantas horas para recuperar energia o suficiente como antes. Acordando às 5:30, sinto-me bem descansado e cheio de energia para começar um novo dia. Um horário regular de sono realmente melhora a qualidade do seu sono e faz você se sentir melhor”.

08. Café da manhã mais saudável

“O café da manhã é frequentemente descrito como a refeição mais importante do dia. De acordo com estudos recentes, devemos consumir cerca de 15% – 25% de nossa ingestão diária de energia com uma refeição da manhã. Sem café da manhã, geralmente ficamos tão famintos na hora do almoço que comemos muitos alimentos não saudáveis, porém prazerosos.

Antes do experimento, quando eu acordava, já tinha que estar em outro lugar imediatamente, e é por isso que quase sempre pulava o café da manhã. Mas agora eu não tenho pressa e tenho tempo suficiente não apenas para preparar o café da manhã, mas também para saborear e aproveitar o que como. Posso garantir: é muito melhor do que comer algo no caminho para o trabalho ou diretamente na sua mesa do escritório”.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.