Imperdível! A lua ficará da cor vermelho sangue na próxima sexta-feira em fenômeno mais longo do século.

Um fenômeno impressionante vai ocorrer na próxima sexta-feira, dia 27: a luz ficará da cor vermelho sangue por quase duas horas, é o eclipse total lunar mais longo desse século.

Os eclipses lunares totais fazem com que a lua ganhe uma tonalidade vermelha, pois a Terra passa sobre o sol e a lua, lançando assim uma sombra sobre ela.

Ao atingir a atmosfera da Terra, a luz branca do sol dispersa os tons de azul do planeta e apenas as cores vermelhas chegam na lua, deixando-a com essa aparência fantástica.

Este evento atmosférico, muito raro, se dá ao alinhamento de vários eventos astronômicos, resultando assim em seu prolongamento. Enquanto rolar o eclipe, a lua vai passar pela sombra mais escura da Terra, o que fará que ela assuma um brilho vermelho, por isso o nome ‘lua de sangue’.

Para ver este eclipse não será necessário nenhum tipo de equipamento, a olho nu será possível admirar esse evento que já é considerado o mais impressionante deste século.

O eclipse terá início às 15:24h, entretanto, no Brasil só será possível ver a partir das 18:13h (horário de Brasília), porém, nesse horário metade da lua já vai ter saído do eclipse. A duração do evento será de uma hora e 43 minutos, com isso, será possível enxergar o fenômeno até as 19 horas.

O eclipse mais longo do século aconteceu em 16 de julho de 2000, com duração de 1 hora e 46,4 minutos, sendo que o tempo máximo da duração de um eclipse é de 1 hora e 47 minutos. Os habitantes do Hemisfério Oriental, com Europa, África e Ásia, serão os privilegiados que poderão assistir o próximo evento lunar do início ao fim.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.