Para ajudar família, homem fez uma horta caseira e hoje se tornou colecionador de frutas raras com mais de mil espécies em sua coleção

Existem colecionadores de tudo neste mundo: selos, latinhas, canecas e moedas são alguns dos objetos onde é mais possível encontrar pessoas que colecionam, entretanto, há outras coisas ‘não colecionáveis’ que alguns resolvem colecionar, como é o caso de Helton Josué Teodoro Muniz, morador de Piracicaba, conhecido por ser um colecionador de… frutas!

O homem coleciona as frutas mais raras e exóticas que você possa imaginar, além de já ter plantando mais de 1,3 mil espécies em um sítio em Campina do Monte Alegre, chamado de Sítio Frutas Raras.

Toda essa motivação faz com que as dificuldades que o colecionador encontra não sejam enxergadas, pois Helton nasceu com uma disfunção neuromotora e só na adolescência é que conseguiu andar. Atualmente, com 36 anos, ele afirma que tem dificuldades em segurar uma semente, por exemplo.

Tudo começou quando Helton tinha 15 anos e resolveu fazer uma horta caseira ara ajudar com a renda em casa, ele era leigo e não sabia nada sobre o assunto, foi aí então que precisou pesquisar e descobriu seu interesse por frutas raras, principalmente quando descobriu uma espécie que até então não conhecia: a saputá.

Com o passar do tempo, ele foi se aperfeiçoando mais no assunto e hoje é um respeitado frutólogo.

Ao longo desses anos, Helton até lançou um livro, o ‘Colecionando frutas- 100 espécies de frutas nativas e exóticas’, onde compartilhou parte de seu conhecimento, descrevendo métodos de cultivo e as propriedades nutricionais e medicinais de mais de 60 plantas nativas e mais de 30 exóticas, querendo que outras pessoas também passem a se interessar pelo assunto.

Em uma de suas entrevistas, Helton afirma: “FUI MORAR NA FAZENDA DE MEUS QUERIDOS AVÔS, ONDE A MINHA VIDA GANHOU REAL SIGNIFICADO. COMO OBSERVARAM, SOU JOVEM AINDA E NÃO TENHO NENHUM CURSO UNIVERSITÁRIO, MAS TENHO O “AMOR” QUE É O SEGREDO DAS MELHORES REALIZAÇÕES, ALÉM DISSO, SOU “TESTEMUNHA DE JEOVÁ”, E    APRENDI NO ESTUDO DA BIBLIA QUE DEVEMOS CUIDAR DE TODAS AS MARAVILHOSAS CRIAÇÕES DE DEUS! COM ESSA MOTIVAÇÃO COMECEI A DEDICAR-SE AO PLANTIO DE UMA HORTA CASEIRA, PARA AJUDAR NO ORÇAMENTO DOMESTICO, QUANDO TINHA 15 ANOS DE IDADE”.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.