Vilarejo projetado para abrigar idosos com demência traz essas pessoas ‘de volta a realidade’

Está localizado em Weesp, Países Baixos, o asilo mais diferente que você já viu, bom, pra sermos sinceros, nem de asilo esse lugar fantástico merece ser chamado, pois parece mais um vilarejo.

Hogeweyk, é esse o nome do lugar projetado para abrigar exclusivamente idosos que sofrem demências, principalmente aquelas degenerativas, como o Alzheimer.

O vilarejo abriga cerca de 152 residentes e é tão fantástico que já chegou até a ser comparado com o filme ‘O Show de Truman’, onde médicos, enfermeiros e especialistas trabalham para que tudo funcione bem.

De acordo com o Psychology Today, os idosos que moram ali precisam de menos medicamentos e são mais ativos, e essa é a grande vantagem que mais chamou a atenção das pessoas.

Até as 23 casas construídas na vila foram projetadas para esses idosos, outro fator que chama bastante a atenção é o fato de que os trabalhadores fazem de tudo para que os moradores tenham o máximo de privacidade e autonomia.

Não são só casas, por lá é possível encontrar cinema, restaurantes e bares, além das ruas, praças e parques que permitem com que os idosos circulem livremente por toda a área, e eles adoram fazer isso.

Embora algumas condições acarretadas pela demência precisem de grandes cuidados, os médicos e enfermeiros que trabalham na vila são instruídos para que façam com que a experiência dos idosos seja o mais real possível, inclusive são eles que fazem as compras no supermercado e ajudam no preparo das refeições.

Não existe nenhum tipo de moeda por lá, tudo já está incluído no valor fixo que se paga mensalmente, além disso, os cuidadores são proibidos de vestirem roupas clínicas, para que assim os idosos sintam que eles são vizinhos e empregados do lar. Estão lá exclusivamente para darem apoio a situação delicada desses idosos.

De acordo com o The Atlantic: “Os residentes são cuidados por 250 enfermeiros e especialistas em tempo integral e parcial, que vagueiam pela cidade e possuem uma infinidade de profissões na vila, como caixas de supermercado e atendentes”.

O lugar é realmente encantador…

… E traz essas pessoas ‘de volta à realidade’!

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.