7 Coisas curiosas que a cera do seu ouvido pode dizer sobre a sua saúde

Limpar os ouvidos é algo que geralmente aprendemos quando crianças, mas a cera possui sua função de proteção da entrada do aparelho auditivo e não precisa ser removida toda semana, muito menos todos os dias. Mesmo os cotonetes não são os instrumentos mais adequados para a remoção do excesso de cera, portanto, use-os com moderação.

Além da função protetora, a cera pode revelar mais sobre o seu organismo do que você imagina. Da cor à textura, é possível saber um pouco mais sobre sua saúde apenas observando-a. Abaixo seguem algumas coisas que sua cera de ouvido pode dizer sobre você.

01. Cera acinzentada

Não é nada de muito grave. Você, provavelmente, deve estar constantemente exposto à poeira ou a ambientes muito poluídos.

02. Com manchas de sangue

Manchas de sangue nunca indicarão algo bom. Pode ser um sinal de que você machucou o tímpano, o que pode evoluir para uma otite e comprometer sua audição. Melhor procurar um médico rápido.

03. De cor amarronzada

Cera de cor amarronzada pode indicar que você passou por momentos de grande estresse. Melhor tentar se acalmar e procurar ambientes mais tranquilos.

 

04. Cera preta

A cera muito escura pode não significar nada demais, mas caso seja persistente e venha acompanhada de uma coceira que só piora, melhor procurar rápido o médico, pois você pode estar sofrendo de uma proliferação de fungos.

05. Cera branca

Geralmente, a cera esbranquiçada é um sinal de deficiência vitamínica, especialmente ferro e cobre. Procure rever sua alimentação ou até mesmo tomar suplementos vitamínicos, caso necessário.

06. Cera com odor forte e desagradável

O cheiro forte é sinal e infecção e ainda pode vir acompanhada de uma sensação de ruído ou ouvido tampado. Procure um médico.

07. Cera líquida

A mudança de consistência da cera, vindo até mesmo a escorrer pelo ouvido, pode indicar o início de um processo inflamatório advindo de uma lesão. Procure um médico.