Avião Aliado da Segunda Guerra Mundial é encontrado nos Alpes Suíços após onda de calor

Os restos de um avião americano foram encontrados nos Alpes Suíços após 72 anos, devido à recente onda de calor que atingiu o país, derretendo a geleira onde estava escondido. Como resultado do derretimento, os Alpes suíços se tornaram um campo cheio de escombros.

O C-53 US Skytrooper também conhecido como Dakota colidiu com a geleira Gauli nos Alpes de Berna em 19 de novembro de 1946. Acredita-se que o mau tempo levou os pilotos a tomarem outra rota e voar através de Munique, Estrasburgo e Marselha, em vez de cruzar os Alpes.

Os oito passageiros e os quatro tripulantes foram resgatados quatro dias após o acidente, na maior operação de resgate alpino já vista na época, mas os restos do avião foram enterrados. Embora uma das hélices do avião tenha sido descoberta em 2012, o resto do avião sempre ficou completamente coberto pela neve.

Após o verão quente deste ano que derreteu as geleiras nos Alpes, os especialistas puderam descobrir pela primeira vez grandes partes do avião acidentado.

Entre os restos são asas e hélices, bem como itens encontrados no interior, como latas, cabides e colheres.

As temperaturas subiram para mais de 35 graus Celsius em algumas partes da Suíça e nos últimos meses o país tem experimentado um dos verões mais quentes e secos desde 1864. Cientistas suíços alertaram que outras geleiras desaparecerão até 2050. A geleira Aletsch, que é a maior dos Alpes, quase desaparecerá no final do século, disseram.

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 19 anos, é Web Designer e Criador de Conteúdo do Acervo Ciência, escrevendo diariamente para o site. Já bancou uma de técnico de informática, e ainda banca de astrônomo amador, sua maior paixão. Atualmente gradua-se no curso de Gestão da Informação, na Universidade Federal de Uberlândia, que não sabe se é de exatas ou de humanas. Assim como ele. Também é aficionado por cinema, comics, política, economia, tretas e música indie. Bata tudo isso no liquidificador e tente entender sua cabeça.