Empresário passa por tratamento privado e faz doação milionária para reformar o Hospital das Clínicas

José Roberto Lamacchia é empresário, dono da Crefisa, e surpreendeu ao fazer uma doação milionária para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, após ter sido curado de um linfoma, no Hospital Sírio Libanês.

Foi através de seu hematologista Vanderson Rocha, coordenador da área de transplantante do Sírio Libanês, que ele soube que o hospital estava em situações precárias e resolveu fazer algo para ajudar.

A esposa do empresário, Leila Pereira, foi pessoalmente conhecer as instalações do hospital e ficou assustada com o que viu. Quando foi entrevistada pelo Estadão, ela revelou era inadmissível seu marido “ser tratado de modo tão impecável no Sírio e o HC daquele jeito. Falei para ele que precisava ajudar”.

No total, o casal doou 35 milhões de reais para que duas áreas do hospital fossem reformadas: a enfermaria e a hematologia, que ganhou um sistema de automação com filtragem de ar e de a água, móveis novos e banheiros, além de câmara para que os profissionais possam fazer suas higienes antes de entrar no local.

“Antes de entrar no quarto eles passam por uma antecâmara com um sensor que mede o tempo em que o médico lava as mãos. A porta nem abre se lavar por menos de um minuto”, explica o hematologista Vanderson Rocha.

E não parou por aí, a pedido do urologista William Nahas, que atendeu o dono da Crefisa, o setor de transplante de rim do Hospital das Clínicas também passou por uma transformação, agora tem 24 leitos distribuídos em 12 quartos todos climatizados e com banheiro. A enfermaria ganhou um ar mais humano e está com ‘a cara de um quarto de hospital’.

Depois disso, vários departamentos do Hospital das Clínicas foram incentivados a conseguir novas doações, o setor de arquitetura e engenharia já está trabalhando em novos projetos para o futuro.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.