Esse estranho fungo transforma moscas em “zumbis suicidas”

O fungo responsável pela terrível infecção se chama Entomophthora muscae, mais conhecido como o “destruidor de insetos”, que invade o sistema nervoso central de moscas e controla o seu comportamento para infectar mais vítimas.

O estranho cogumelo transforma moscas em “zumbis suicidas” quando libera substâncias químicas em seus cérebros. Este fungo já pode estar no corpo das moscas antes mesmo que os sintomas se tornem evidentes, alimentando-se da gordura da mosca. Durante esses estágios iniciais, as moscas parecem “desorientadas”; uma vez que toda a gordura tenha sido devorada, o destruidor de insetos continua sua missão, agora em direção ao cérebro.

O fungo cresce dentro de você e destrói todos os seus órgãos. Posteriormente, a mosca é forçada a subir para um ponto elevado, levantando suas asas em um ângulo de 90 graus, onde morre congelada nesta posição. Ao fazer isso, o abdômen da mosca é exposto, o que permite que o fungo atire um pó branco chamado “esporo”, que infecta novas moscas, dando início a um novo ciclo.

Agora, cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) se propuseram a descobrir como o fungo faz com que a mosca suba para esse ponto suicida. Mais informações devem ser publicadas até o fim do ano.

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao amplo público brasileiro. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para o Sociologia Líquida, Explicando, Segredos do Mundo, Área de Mulher, Criatives, Razões para Acreditar e Feedty. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.