Esse estranho fungo transforma moscas em “zumbis suicidas”

O fungo responsável pela terrível infecção se chama Entomophthora muscae, mais conhecido como o “destruidor de insetos”, que invade o sistema nervoso central de moscas e controla o seu comportamento para infectar mais vítimas.

O estranho cogumelo transforma moscas em “zumbis suicidas” quando libera substâncias químicas em seus cérebros. Este fungo já pode estar no corpo das moscas antes mesmo que os sintomas se tornem evidentes, alimentando-se da gordura da mosca. Durante esses estágios iniciais, as moscas parecem “desorientadas”; uma vez que toda a gordura tenha sido devorada, o destruidor de insetos continua sua missão, agora em direção ao cérebro.

O fungo cresce dentro de você e destrói todos os seus órgãos. Posteriormente, a mosca é forçada a subir para um ponto elevado, levantando suas asas em um ângulo de 90 graus, onde morre congelada nesta posição. Ao fazer isso, o abdômen da mosca é exposto, o que permite que o fungo atire um pó branco chamado “esporo”, que infecta novas moscas, dando início a um novo ciclo.

Agora, cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) se propuseram a descobrir como o fungo faz com que a mosca suba para esse ponto suicida. Mais informações devem ser publicadas até o fim do ano.

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 19 anos, é Web Designer e Criador de Conteúdo do Acervo Ciência, escrevendo diariamente para o site. Já bancou uma de técnico de informática, e ainda banca de astrônomo amador, sua maior paixão. Atualmente gradua-se no curso de Gestão da Informação, na Universidade Federal de Uberlândia, que não sabe se é de exatas ou de humanas. Assim como ele. Também é aficionado por cinema, comics, política, economia, tretas e música indie. Bata tudo isso no liquidificador e tente entender sua cabeça.