Quanto tempo uma galinha pode sobreviver sem cabeça?

Na década de 1940, nos Estados Unidos, um frango chamado Mike viveu por 18 meses sem cabeça. Ele tinha sido quase completamente decapitado com um machado, mas crucialmente a veia jugular e a maior parte do tronco cerebral permaneceram intactas.

Isso permitiu que funções cerebrais essenciais, como a respiração, continuassem a funcionar normalmente. Além disso Mike era alimentado com um conta-gotas através do pescoço.

É o único caso? Na verdade, não. Um caso recente ocorreu em março deste ano. Um frango sem cabeça em Mueang Ratchaburi, no centro da Tailândia, viveu por mais de uma semana. O veterinário local cuidou do animal, dando-lhe comida pelo pescoço, além de lhe administrar antibióticos. A maneira como a galinha perdeu a cabeça é desconhecida, mas os moradores dizem que ela pode ter sido atacada por outro animal.

Como pode uma galinha viver sem cabeça? Pelo menos dois fatores devem ser satisfeitos:

Primeiro, a altura em que o corte é feito. No caso de Mike, o cerebelo e a medula oblonga foram deixados intactos, suficientes para funções essenciais, como respirar e bombear sangue do coração.

O segundo fator é a formação de um coágulo sanguíneo que impede o sangramento do corte matar o animal. É assim que Mike sobreviveu.

Depois de Mike, vários fazendeiros tentaram cortar as cabeças de suas galinhas, mas, ao não fazer o corte preciso, muitas morreram dias depois. O caso de Mike foi e tem sido único até hoje.

O que você acha?

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao amplo público brasileiro. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para o Sociologia Líquida, Explicando, Segredos do Mundo, Área de Mulher, Criatives, Razões para Acreditar e Feedty. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.