RedeTV faz história e coloca dois jornalistas negros na bancada de um telejornal pela primeira vez no Brasil.

Você pode até não ter parado para pensar nisso, mas nunca houve na história da televisão brasileira um jornal apresentado por dois jornalistas negros, e foi justamente isso que a RedeTV fez, dando um grande passo à frente das concorrentes ao unir na mesma bancada Luciana Camargo e Rodrigo Cabral, que comandam o RedeTV News.

Essa novidade agradou a todos, já que 54% da população total dos brasileiros é formada por negros, e durante décadas eram uma dupla de brancos que apresentavam os jornais. Essa conquista mostra como a representatividade é importante pra emissora, e Luciana deixou isso claro no encerramento do jornal:

“E a RedeTV! sai na frente. Pela primeira vez em nosso país uma emissora de TV dá oportunidade a dois jornalistas negros, né, Rô, de apresentar juntos o principal telejornal da casa. Nós agradecemos à diretoria da RedeTV! por essa oportunidade”.

Na emissora desde 2000, Rodrigo também celebrou o fato: “Sem dúvidas. Agradecemos sim, Lu. Obrigado, RedeTV!, por nos permitir participar desse marco histórico. É uma grande honra e uma grande responsabilidade também”, finalizou.

Movimentos negros exercem uma forte pressão para que profissionais afrodescendentes conquistem mais espaço nesses meios. Além de Luciana e Rodrigo, há outros negros que se destacam no jornalismo na TV, como é o caso de Maria Júlia Coutinho, que apresenta a previsão do tempo do Jornal Nacional e reveza a apresentação do Jornal Hoje; Flávia Oliveira, colunista do jornal O Globo e comentarista da Globo News, Heraldo Pereira, um dos anfitriões da Globo e Joyce Ribeiro, que hoje está no comando do Jornal da Cultura.

Entretanto, essa luta precisa continuar, pois de acordo com a pesquisa realizada pelo Vaidapé, apenas 3,7% da programação televisiva brasileira é apresentada por negros. A RedeTV é a emissora com a maior presença de negros, com 9% dos apresentadores, em contra partida disso, Record TV e STB não contam com nenhum profissional afro-brasileiro.

Maria Júlia Coutinho

Flávia Oliveira

Heraldo Pereira

Joyce Ribeiro

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.