10 Curiosidades sobre a fotografia que você certamente não sabia.

Ao longo da história da humanidade, a fotografia tem sido vista como uma maneira de congelar o tempo e capturar os momentos mais importantes da vida.

Compilamos abaixo uma lista com dez curiosidades sobre a arte da fotografia que talvez você não saiba (ainda).

1. O daguerreótipo, inventado em 1837, foi o primeiro processo fotográfico prático, pois exigia menos tempo de exposição à luz solar e era mais barato, estando ao alcance de todos.

2. Em 1826, o cientista francês Joseph Nicéphore Niépce tirou a primeira foto do mundo: uma visão de sua janela em Le Gras, usando uma câmera escura.

3. James Clerk Maxwell cria a primeira fotografia colorida do mundo em 1861. A imagem foi feita com três negativos obtidos com filtros azuis, vermelhos e verdes.

4. A primeira câmera instantânea foi inventada por Samuel Shlafrock em 1923, que consistia de uma câmera e uma sala portátil escura em um único compartimento.

5. A fotografia mais vista da história é o papel de parede padrão do Windows XP; estima-se que mais de um bilhão de pessoas tenham visto a imagem desde 2001. Trata-se do trabalho de um fotógrafo norte-americano, Charles O’Rear. A imagem não foi manipulada.

6. Graças às câmeras digitais nos telefones celulares, mais de 350 bilhões de fotos são tiradas em todo o mundo a cada ano.

7. O fotógrafo australiano Peter Lik vendeu a imagem “Phantom” para um colecionador privado por 6,5 milhões de dólares, tornando-a a foto mais cara da história. O recorde anterior foi realizado pelo ensaio de Andreas Gursky, que vendeu “Rhein II” pela bagatela nada insignificante de 4,3 milhões de dólares em 2011.

8. Todas as pessoas que viviam na Cidade Proibida de Pequim acreditava que as câmeras poderiam sequestrar as almas dos fotografados. Também era ofensivo e embaraçoso à época expor o imperador para uma câmera. Esta ideia foi abandonada até o início do século XX.

9. A cada dois minutos, tiramos mais fotos do que toda a humanidade ao longo do século XIX.

10. Os astronautas que participaram das missões Apollo levaram consigo 14 espécimes de câmeras Hasselblad quando chegaram à Lua. Das 14 câmeras enviadas para a Lua entre 1969 e 1972, apenas uma unidade retornou à Terra. O resto das câmeras foram abandonadas na Lua porque pesavam vários quilos a mais e os astronautas tiveram que trazer de volta as rochas lunares das missões.

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao amplo público brasileiro. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para o Sociologia Líquida, Explicando, Segredos do Mundo, Área de Mulher, Criatives, Razões para Acreditar e Feedty. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.