10 fatos curiosos que você não sabia sobre a primeira viagem do homem à Lua

Certamente você conhece um dos eventos mais importantes da história. A missão da Apollo 11 foi realizada em 1969, quando o homem chegou à Lua pela primeira vez, em 20 de julho. Mas o que mais você sabe sobre esse histórico pouso? Aqui estão algumas histórias, situações e detalhes que você pode não ter conhecido sobre este evento.

1. Nenhum dos três astronautas podia pagar por um seguro de vida. Por causa disso, eles fizeram um plano para o caso de as coisas darem errado. Neil, Michael e Buzz assinaram centenas de autógrafos antes da missão e os enviaram para um amigo. Se algo de ruim acontecesse com eles, o amigo daria os autógrafos para as respectivas famílias. Dessa forma, eles poderiam ganhar algum dinheiro, vendendo os autógrafos.

2. Os computadores que estavam a bordo da Apollo 11 eram menos poderosos que um telefone celular de hoje.

3. Quando eles pousaram sãos e salvos, Buzz Aldrin realizou uma comunhão. Ele enviou uma mensagem para a Terra através do rádio, perguntando a quem estava ouvindo, para refletir sobre o que estava acontecendo. Aldrin agradeceu pela oportunidade e depois de ler João 15:5, ingeriu uma pequena hóstia e um pouco de vinho.

4. O módulo lunar Eagle não pôde ser aberto de fora. Neil e Buzz tiveram que ter muito cuidado ao sair do módulo.

5. Depois de pisar no solo lunar pela primeira vez, Buzz Aldrin pulou de volta para a escada. Ele fez isso porque o módulo lunar estava tão alto que ele teve que garantir que eles pudessem voltar. A falta de gravidade ajudou.

6. Aldrin acidentalmente quebrou o interruptor que ligava o motor principal do módulo lunar Eagle. Finalmente, com a ajuda de Armstrong, eles conseguiram ativar o interruptor usando uma caneta.

7. Não foi fácil colocar a bandeira na superfície lunar, já que abaixo da superfície (poeira, em especial), a Lua é sólida como uma rocha. Quando os astronautas deixaram a Lua, a decolagem derrubou a bandeira. No final, o esforço não valeu a pena.

8. Além da bandeira dos Estados Unidos, as coisas que também foram deixadas na Lua foram: uma placa comemorativa, instrumentos científicos, um ramo de oliveira dourado, botas, recipientes de urina e uma câmera, entre outras quinquilharias.

9. O Presidente Richard Nixon tinha um discurso preparado em caso de uma tragédia na missão. Este discurso prestava homenagem a Neil Armstrong e Edwin Aldrin. A boa notícia foi que ele estava errado e a missão foi bem sucedida.

10. A NASA confirmou que as gravações originais do primeiro pouso na lua não existem mais. Acredita-se que a NASA tenha perdido 11 fitas completas.

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao amplo público brasileiro. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para o Sociologia Líquida, Explicando, Segredos do Mundo, Área de Mulher, Criatives, Razões para Acreditar e Feedty. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.