7 bastidores de reality shows vão revelar que as coisas não acontecem como vemos na TV

Não é novidade pra ninguém, o gênero reality show é o maior sucesso na televisão, quando alguma atração nesses moldes estreia, sempre é sucesso e chama a atenção de muitas pessoas e da mídia.

Entretanto, nem tudo é o que parece ser, muita coisa que acontece ali é armada exclusivamente para dar audiência. Dublês substituem participantes, pessoas são pagas exclusivamente para gerarem conflitos, enfim, confira abaixo o que acontece nos bastidores desses 7 famosos reality shows famosos:

01. The Voice

O formato desse reality não exige grandes conflitos, porém, há coisas interessantes que as pessoas precisam saber:

“Um amigo meu chegou até às audições cegas e foi eliminado. Ele queria cantar uma certa música para o teste que vai ao ar na TV, mas a NBC não tinha os direitos para isso, então eles deram a ele uma música que honestamente não era de seu nível. Então, quando ele não foi escolhido, os juízes se viraram e disseram que a música era ambiciosa demais. Sua família e amigos que vieram só o viram muito brevemente durante a gravação, então ele foi levado de volta ao hotel onde os competidores se hospedam. Não é surpresa: a NBC tem um show muito bem sucedido em suas mãos e irá moldá-lo como bem entenderem. No entanto, ele conseguiu muita publicidade e conseguiu continuar vivendo de sua carreira musical, então tudo isso não foi tão ruim assim”.

Além disso, você pode se perguntar como cantores tão famosos conseguem dedicar tanto tempo ao programa:

“Treinamos com ela algumas vezes e depois a maior parte do nosso crescimento foi por conta própria. Além disso, é claro, houve a ajuda de coaches e produtores vocais”.

02. Pimp My Ride

Um dos mais famosos do início dos anos 2000, vários caras transformavam carros velhos em verdadeiras máquinas. Entretanto em 2015 entrevistarem um dos participantes do projeto e descobriram como as coisas aconteciam:

“Os carros ficavam nas garagens por cerca de 6 meses em média, em vez de várias semanas, conforme nos foi prometido”.

“Eles ‘turbinavam’ os carros apenas para mostrar: primeiro, eles não consertavam as partes internas, segundo, a maioria das coisas legais que colocavam nos carros eram removidas logo após o show (principalmente por precauções de segurança, pois instalar um monitor na maçaneta para assistir a um filme ao abrir a porta é uma ideia muito estranha)”.

“Carros enferrujados, partes completamente quebradas – a maioria desses problemas foram armados pelos produtores no início do show para demonstrar o ‘quão grande’ foi a transformação”.

Neste outro caso, foi ainda mais grave:

“Eu sei que estou bem acima do peso, mas eles foram longe demais. De acordo com o roteiro, haveria doces em todo o meu carro, supostamente no caso de eu ficar com fome. Mas eu nunca comi doces no meu carro – isso foi forjado especialmente para o show. No porta-malas, eles instalaram uma máquina de algodão doce. Acho que eles gostaram dessa ideia e usaram apenas um cara gordo para implementá-la no show”.

“As partes finais dos episódios muitas vezes eram filmadas repetidamente. Os produtores pediam para que nossas reações aos carros modificados fossem mais empolgantes e para colocarmos mais emoção”.

A única pessoa que todos os participantes tiveram boas lembranças foi o apresentador Xzibit. Como um dos participantes lembrou, “Ele sempre estava tranquilo, era divertido e apoiava todas as ideias”.

03. Hell’s Kitchen

Um programa onde os participantes viviam sob pressão o tempo todo, inclusive eram sabotados pela equipe do reality, que até trocavam alguns ingredientes dos pratos.

“A forma como o programa é concebido fez com que não tivéssemos que forjar as coisas. Francamente, seria muito difícil para nós e duvido que qualquer um dos competidores pudesse agir de forma convincente. Atores eles não eram.

O truque era simples: colocar pessoas cabeça quente, “aumentar o calor”, dar-lhes apenas um pouco de descanso, depois sentar e assistir a bomba explodir”. – John Douglas, operador de câmera.

Um dado preocupante é no início do programa, havia 4 participantes fumantes, número este que subiu para 10 quando a atração chegou ao fim.

04. Man vs. Wild

Um reality britânico onde o apresentador Bear Grylls sobrevive sob condições complicadas que encontra na natureza.  Abaixo, você vai ver um depoimento do diretor assistente da série relatando todas as dificuldades encontradas:

“Nós tínhamos comida adequada embalada conosco, mas eu ocasionalmente provava algumas coisas que Bear tinha – como peixes vivos ou as pedras no México.

Nós tentaríamos controlar o risco sempre que possível. Filmamos Bear andando ao longo da borda de um penhasco de 180 metros de altura em Copper Canyon, e Simon estava seguindo ele com a câmera, mas não conseguia ver a borda porque seu olho estava na lente ocular e a câmera estava obscurecendo seu campo de visão em direção ao penhasco. Então, nosso segurança de montanhismo, Dave (o outro herói da série) colocou um adorno em Simon e manteve uma mão sobre ele o tempo todo, pronto para puxá-lo de volta se parecesse que estava chegando muito perto do perigo.

Suponho que as únicas ‘fraudes’ eram que sempre que Bear tinha que fazer algo perigoso, como pular de uma cachoeira, nós verificávamos a profundidade primeiro, testando-a, verificando obstáculos ocultos embaixo d’água, etc. antes de deixá-lo pular”.

05. MythBusters – Os Caçadores de Mitos

MythBusters, além de mostrar o que um elenco incrivelmente talentoso e inteligente pode fazer em nome da ciência, é notável pelo fato de que suas estrelas ativamente desafiaram as tentativas dos executivos de “desmascararem” o show com drama de reality show.

O programa estreou em 2003 sob a sombra do show American Chopper e os produtores queriam forjar brigas no estilo de American Chopper, entretanto, Jamie e Adam não concordavam e se manifestavam contra a ideia. O programa durou por treze anos e provou que um reality show não precisa seguir roteiros.

06. Survivor

Survivor estreou em 2000 e deu origem aos reality shows. Os participantes são levados para uma floresta isolada, divididos em tribos e obrigados a sobreviver, recebendo recompensas ao final de cada tarefa.

Entretanto, a produção já afirmou que contratavam dublês para alguns desafios enfrentados pelos participantes, regravavam a mesma cena o tempo todo e, além disso, alguns ex-concorrentes revelavam que recebiam comida e itens para montar fogueira dos produtores.

07. Keeping Up with The Kardashians

O reality da família mais cobiçada do mundo também esconde seus segredos que foram descobertos pela jornalista Mariah Smith. Na 11ª temporada, o show é movido por três tramas: o planejamento da festa de aniversário de Kris Jenner; a festa de aniversário da Kim e a overdose de Lamar Odom.

Tudo deve ser mostrado como se fosse um filme, ou seja, é preciso ter começo, meio e fim, mas existem muitos erros de continuidade entre uma história e outra. O namorado de Kris, por exemplo, foi mostrado ele lhe dando um carro de aniversário em novembro (mês do aniversário), entretanto, a cena foi gravada em agosto.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.