Conheça o furacão Lane, um dos furacões mais poderosos e estranhos a atingir o Havaí no século

O Havaí enfrenta um furacão poderoso, destrutivo e… estranho. O Lane está pronto para atacar o Havaí a partir da costa sudeste como uma tempestade de categoria 4, que mais diretamente ameaça a Ilha Grande.

Mas por que ele é tão estranho?

Principalmente devido à proximidade com a costa. Na história do estado, apenas duas tempestades dessa magnitude se aproximaram a um raio de 563 km das ilhas, segundo dados do NWS, instituto estatístico norte-americano.

A National Oceanic and Atmospheric não tem nenhum registro sequer de um furacão que tenha atingido a terra firme de Honolulu (capital) ou Maui, ou chegou a 65 milhas marítimas da costa desde que o Havaí se tornou um estado. O último furacão que atingiu o território havaiano na categoria 4 foi em 1992, de forma bastante incomum.

Uma publicação compartilhada por NASA (@nasa) em

A orografia (relevo) do Havaí é outro aspecto importante que revela quão raro é o Lane. O relevo havaiano torna a tempestade perigosa mesmo que não toque na terra. “O principal problema é as ondas e também a quantidade de chuva que cai. No Havaí existem muitas montanhas e muita precipitação.

Por essa razão, as autoridades alertaram os moradores sobre possíveis inundações e deslizamentos de terra, “mesmo em áreas não propensas a deslizamentos de terra.”

Os furacões raramente atingem a região do Pacífico Central devido às correntes e condições da água. Essas tempestades são mais comuns na costa leste dos Estados Unidos.

O governador do Havaí, David Ige, assinou uma declaração de emergência em face do ataque do Lane, já que “o perigo do desastre é de tal magnitude que medidas de proteção são necessárias”. Por meio do Twitter, ele pediu aos moradores que se preparassem para a tempestade e disse que nunca havia visto “mudanças tão dramáticas na previsão da trajetória quanto as do furacão Lane”.

Os furacões de categoria 3 ou mais altos são ainda mais raros perto das principais ilhas havaianas. Embora tenha enfraquecido, Lane atingiu a categoria 5 na quarta-feira e se tornou o mais forte furacão registrado na história do Havaí.

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 19 anos, é Web Designer e Criador de Conteúdo do Acervo Ciência, escrevendo diariamente para o site. Já bancou uma de técnico de informática, e ainda banca de astrônomo amador, sua maior paixão. Atualmente gradua-se no curso de Gestão da Informação, na Universidade Federal de Uberlândia, que não sabe se é de exatas ou de humanas. Assim como ele. Também é aficionado por cinema, comics, política, economia, tretas e música indie. Bata tudo isso no liquidificador e tente entender sua cabeça.