Cuidado!! Se você usa lentes de contato este parasita pode cegar você

Há uma bactéria (ou parasita) chamada Acanthamoeba, que pode esgueirar-se através do olho e devorar a córnea, resultando em ceratite grave. Suzanne Dunne perdeu a visão quando a bactéria entrou em suas lentes de contato, provavelmente durante o banho.

Dunne abriu o chuveiro, em temperatura quente, e ficou sob a torrente de água. Algumas horas depois ela perdeu a visão. “Às 7:30h fui para a cama e às 01:00 da manhã estava cega”, disse ela ao jornal irlandês Mirror, de Dublin.

“Eu não sabia o que estava acontecendo: tudo ficou preto”, comentou Dunne.

Quando ela chegou ao hospital, os médicos explicaram que, embora fosse raro, existe um parasita chamado Acanthamoeba, que entrou em seu olho e causou-lhe o dano. Dunne colocou as lentes de contato com a infelicidade de as bactérias terem sido depositadas na parte côncava dos seus olhos.

“Era como se tivesse perdido meus olhos”, disse Duna.

Suzanne, 30 anos, foi enviada para o Hospital Mater por 16 dias, onde teve que aplicar diferentes tipos de alvejantes clínicos nos olhos, todos os dias, para matar a infecção. Ao final de seu tratamento, Dunne recomendou que as pessoas que usam lentes de contato sejam mais severas em seus cuidados e desinfectem este produto sempre que forem usá-las.

“Isso só pode acontecer com usuários de lentes de contato porque cria um vácuo no olho,” explicou o médico do caso.

As temperaturas quentes, além disso, incentivam a proliferação da bactéria, por isso apresentam um risco maior para os usuários. Esta bactéria é geralmente encontrada em corpos d’água, como lagos, mas também em água corrente doméstica, piscinas, banheiras de hidromassagem, solo e ar.

Qualquer usuário de lentes de contato pode entrar em contato com essa bactéria, durante o banho ou na natação que podem causar graves infecções oculares se infectarem a córnea através de lentes de contato ou lesões oculares.

Os especialistas recomendam nunca tomar banho com as lentes e limpá-los com os produtos certos toda vez que você usá-los.

O que é uma ceratite?

É uma inflamação da membrana transparente da córnea em forma de um disco protuberante, que constitui a parte anterior do globo ocular e está na frente da íris – o que pode ser devido a múltiplas causas.

Se acometer apenas sua parte externa (o epitélio), que é a mais freqüente, é denominada ceratite superficial e geralmente cicatriza sem seqüelas. Pelo contrário, se afeta camadas mais profundas, é uma ceratite ulcerativa, menos comum, mas que pode ser muito grave. Quando deixa uma cicatriz na córnea (leucoma), a visão fica gravemente danificada.

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 19 anos, é Web Designer e Criador de Conteúdo do Acervo Ciência, escrevendo diariamente para o site. Já bancou uma de técnico de informática, e ainda banca de astrônomo amador, sua maior paixão. Atualmente gradua-se no curso de Gestão da Informação, na Universidade Federal de Uberlândia, que não sabe se é de exatas ou de humanas. Assim como ele. Também é aficionado por cinema, comics, política, economia, tretas e música indie. Bata tudo isso no liquidificador e tente entender sua cabeça.