Gorila alfa de 24 anos encontra bebê na floresta e sua reação é emocionante

A Ape Action Africa, uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção e conservação de gorilas, chimpanzés e macacos ameaçados de extinção foi fundada em 1996, mas seus habitantes primatas ainda estão encontrando novas maneiras de surpreender esses cuidadores experientes.

Recentemente, Bobo, um gorila da espécie ocidental-das-terras-baixas que foi resgatado pela organização no mesmo ano de 1996, fez um novo amigo, e o relacionamento deles é provavelmente o mais incomum que você possa imaginar.

“Em seus exames matinais, nosso cuidador de gorilas descobriu Bobo ‘embalando’ um pequeno bebê lêmure”, disse a porta-voz da Ape Action Africa, Elissa O’Sullivan. “O bebê-lêmure não demonstrou medo de Bobo, pelo contrário, ficou sempre perto dele, desde o nascer do Sol até à noite.”

Interessante notar que Bobo é o macho dominante de seu grupo, que inclui 3 fêmeas e 3 machos. Os machos mais jovens Kibu e Nkamum desafiaram Bobo por sua posição, mas nunca tiveram sucesso e não tentaram mais assumir o controle. Agora, no entanto, é claro que o gigante dominante também tem seu lado gentil.

“Os bebês-lêmures geralmente são noturnos, então é muito raro vê-los durante o dia. Nós nunca testemunhamos um primata selvagem interagindo com um resgatado no Santuário Mefou.”

Até mesmo o grupo de Bobo estava interessada no que estava acontecendo. “Os companheiros de grupo de Bobo estavam curiosos sobre o bebê e esperavam que ele pudesse compartilhá-lo com o grupo, mas Bobo manteve o bebê só para ele.”

Ao todo, passaram pelo menos duas horas juntos antes de Bobo retornar com seu novo amigo a um conjunto de árvores dentro de seu recinto, e o bebê-lêmure desapareceu de vista.

Com mais de 300 primatas sob seus cuidados, a Ape Action Africa é hoje um dos maiores projetos de conservação do gênero na África. Muitos dos animais se encontram no santuário como órfãos, devido principalmente à caça ilegal de animais selvagens e animais de estimação.

Ambas as ameaças cresceram nos últimos anos como resultado do desmatamento e da demanda internacional por carne exótica e animais vivos como animais de estimação e exibições em zoológicos. Para saber mais sobre sua luta e doar para a causa, clique aqui.

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 19 anos, é Web Designer e Criador de Conteúdo do Acervo Ciência, escrevendo diariamente para o site. Já bancou uma de técnico de informática, e ainda banca de astrônomo amador, sua maior paixão. Atualmente gradua-se no curso de Gestão da Informação, na Universidade Federal de Uberlândia, que não sabe se é de exatas ou de humanas. Assim como ele. Também é aficionado por cinema, comics, política, economia, tretas e música indie. Bata tudo isso no liquidificador e tente entender sua cabeça.