Menino cadeirante consegue ‘andar de bicicleta’ graças ao primo de 11 anos que “criou” uma bike adaptada

Lisandro, de 11 anos e Simón, de 10 anos são mais do que primos, são melhores amigos. Entretanto, por um bom tempo ambos foram impedidos de curtirem juntos certas brincadeiras, como andar de bicicleta. Isso porque Lisandro é cadeirante desde seu nascimento, pois sofre de espinha bífida, uma má formação congênita que acontece quando o bebê ainda está no útero de sua mãe e não desenvolve por completo.

Simón tinha um grande sonho: ter o primo Lisandro em suas aventuras na bicicleta pelas ruas de Laboulaye, que fica na província de Córdoba, Argentina.

Foi aí então que o garoto usou a internet a seu favor e começou a pesquisar maneiras de levar seu primo com ele quando for andar de bike, até que descobriu a existência de um assento lateral e levou uma foto do acessório para o ferreiro Ariel Birche.

“O senhor poderia fazer esse invento para a gente?”, foi a pergunta feita ao profissional, que se comoveu com o pedido e aceitou o desafio, mesmo sem saber se ia ser capaz de conseguir construir uma bicicleta do zero.

“Fiz tudo com ferros velhos, a bicicleta eu pedi para um homem no lixão. Aproveitei tudo o que consegui. Ainda faltam algumas coisas, como os freios e as borrachas, que a avó deles vai comprar, e vamos colocar. Assim que eu puder, eu termino. Eu acho que eles vão aproveitar bastante, sempre os vejo em todos os lugares juntos”, explica o ferreiro.

No final das contas, Ariel conseguiu e entregou para Simón uma bicicleta do jeito que ele queria, com um compartimento para Lisandro subir com sua cadeira de rodas, além disso, há manivelas no assento, para que Simón não fique responsável por ser o único a fazer esforço nas pedaladas.

Lisandro conta que é muito bom ter a amizade de Simón e que o primo o ajuda em tudo. “Sempre vamos à praça, mas agora com essa bicicleta vamos para todo lado”, diz ele. “Não temos limites. Somos capazes de fazer qualquer coisa, à medida em que tenhamos um ao outro”.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.