Poucos são capazes de ver as duas imagens nesse cartão – você consegue?

Uma ilusão de ótica é um termo muito utilizado no Brasil para ilusões que “enganam” o sistema visual humano, isto é, nossos olhos, fazendo-nos ver algo que não existe ou que não está presente da forma que aparente estar. Algumas ilusões de ótica são de caráter fisiológico, outras de caráter cognitivo.

Alguns dias atrás, uma imagem tipicamente categorizada como uma ilusão de ótica viralizou na internet, sendo vista por milhões de internautas brasileiros e portugueses. Essa imagem, em particular, se popularizou devido à sua dificuldade – ela mostra duas imagens sobrepostas, vistas aso mesmo tempo, mas que pouquíssimas pessoas conseguem ver.

A imagem abaixo tem circulado o mundo desde sua concepção, em 1888. Para você ter uma ideia, isso quer dizer que ela nasceu no mesmo ano da Abolição da Escravatura e mesmo ano da criação da primeira linha telefônica entre Estocolmo e Gotemburgo.

Esse cartão postal foi produzido na Alemanha por uma organização chamada “The Anchor Buggy Company”.

Os cartões postais foram desenvolvidos sem qualquer aviso à respeito das imagens escondidas/sobrepostas. Mas não tardou muito para que as pessoas começassem a desconfiar de algo estranhos nas imagens.

Você consegue ver as duas imagens na foto?

O cartunista britânico W.E. Hill é o artista por trás da ilustração. Hill sabia muito bem o que estava fazendo, mas pensou que o público jamais perceberia.

Após meses sem nenhuma alma viva notar a ilusão de ótica, Hill continuou normalmente com sua carreira de desenhista, até os primeiros rumores surgirem. No ano seguinte, a ilusão de ótica ganhou grande notoriedade na mídia e Hill ganhou milhares de fãs.

O desenhista chamou essa ilusão de “Jovem-Garota/Velha-Mulher”, e ela mostra uma mulher olhando para o horizonte e uma senhora de idade olhando para baixo.

Esta foi a primeira do tipo e permaneceu no imaginário popular por décadas, apesar da competição com novas imagens ilusórias. A imagem de W.E. Hill foi vista por milhões de pessoas, talvez bilhões, até hoje!

Dê uma olhada na ilustração acima e confira se você consegue ver a imagem dupla!

Como mencionado antes, você deveria ver uma jovem mulher olhando para o horizonte e uma velha senhora olhando para baixo, parecendo um pouco melancólica.

E aí, consegue ver as duas? Talvez esse vídeo lhe ajude:

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 19 anos, é Web Designer e Criador de Conteúdo do Acervo Ciência, escrevendo diariamente para o site. Já bancou uma de técnico de informática, e ainda banca de astrônomo amador, sua maior paixão. Atualmente gradua-se no curso de Gestão da Informação, na Universidade Federal de Uberlândia, que não sabe se é de exatas ou de humanas. Assim como ele. Também é aficionado por cinema, comics, política, economia, tretas e música indie. Bata tudo isso no liquidificador e tente entender sua cabeça.