Foi em Milão que o Starbucks decidiu inaugurar sua mais nova loja, e não foi uma loja qualquer, o investimento foi tanto que a própria empresa apelidou o lugar de ‘estabelecimento mais bonito do mundo’.
Pelas fotos, é possível constatar que o lugar realmente é maravilhoso, praticamente retirado dos contos de fadas, entretanto, não foi o suficiente para que os italianos se impressionassem. O Starbucks Reserve Roastery possui 2.300 metros quadrados, e fica no edifício Poste, um correio bem antigo, na Piazza Cordusio.
Todo o seu design teve como inspiração um museu de café, que conta com o bar principal e até mesmo um teatro, que simula a torrefação do café, assim, enquanto os clientes permanecem no estabelecimento conseguem assistir os baristas preparando as bebidas. Outra coisa que diferencia esse Starbucks dos outros é a quantidade de funcionários, por lá, são mais de 100 pessoas trabalhando.
Essa loja inaugurou a entrada da franquia em solo italiano, mas, como já adiantamos anteriormente, não agradou. Uma pesquisa realizada pela The Local Italy identificou que 87% dos italianos não se importam com um Starbucks no país. Após a inauguração, moradores locais, inclusive aqueles que já frequentaram o lugar, foram entrevistados e afirmaram não ter interesse em consumir os cafés do Starbucks.
Italy’s first ever Starbucks opens in Milan. Watch how coffee-proud Italians react to its arrival pic.twitter.com/Q0KeHSFZ5j
— TicToc by Bloomberg (@tictoc) 6 de setembro de 2018
Segundo Howard Schulz, CEO do Starbucks, o plano de abrir uma loja da rede na Itália sempre existiu: “Durante minha primeira viagem a Milão, em 1983, fui cativado pelo senso de comunidade que encontrei nos bares de café expresso da cidade – os momentos de conexão humana que passaram tão livremente e genuinamente entre baristas e seus clientes. A abertura do Milan Roastery é a história da Starbucks que completa o círculo”. A empresa, afirma não estar abalada pela rejeição dos italianos ao seu café.