Tirinhas mostram como os ideais de corpo masculino perfeito mudaram ao longo do tempo

O físico ideal do homem moderno de hoje pode ser definido em bíceps protuberantes e abdômens “tanquinho”, mas como você pode ver nesta fascinante série de imagens, o corpo masculino perfeito nem sempre foi assim.

Os desenhos foram feitos por um designer gráfico e pesquisador residente de Pittsburgh chamado Nickolay Lamm. Para este último projeto, ele usou modelagem 3D para mostrar como a forma masculina ideal mudou nos últimos 150 anos. Levando em conta diversas variáveis, como mudanças na cultura e disponibilidade de alimentos, e influenciadas por várias imagens que Lamm coletou em cada década pesquisada, os resultados são surpreendentemente diferentes do que se poderia esperar.

Na década de 1870, por exemplo, as cinturas largas eram motivo de inveja porque simbolizavam riqueza e prosperidade. Havia até mesmo um clube de homens ricos, chamada de “Clube do Homem Gordo”. Todos queriam participar.

No entanto, o clube fechou na virada do século 20 porque a percepção do público sobre o tamanho dos corpos começou a mudar, especialmente com o surgimento de Hollywood. Os atores tinham que ser magros para compensar o fato de que a câmera os faria parecer maiores do que eram, e essa tendência culminou na década de 1960, quando a moda skinny se tornou a forma corporal mais desejável para os homens.

Tudo isso mudou novamente na década de 1980, embora com o aumento da popularidade das academias viu-se o físico masculino ideal começar a tornar-se maior e melhor definido. Isso também foi influenciado por um crescente interesse em fisiculturismo inspirado em atores como Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone. Role para baixo para saber mais sobre como o corpo masculino ideal mudou ao longo do tempo e veja como ele se parece hoje.

1870 – O clube do homem gordo

Década de 1930 – O Mesomorfo Muscular

Clark Gable

John Wayne

Charles Atlas

Década de 1960 – The Lean Rocker

Mick Jagger

John Lennon

Anos 80 – o homem musculoso

Arnold Schwarzenegger

Sylvester Stallone

Anos 90 em diante – The Everyman

Brad Pitt

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 19 anos, é Web Designer e Criador de Conteúdo do Acervo Ciência, escrevendo diariamente para o site. Já bancou uma de técnico de informática, e ainda banca de astrônomo amador, sua maior paixão. Atualmente gradua-se no curso de Gestão da Informação, na Universidade Federal de Uberlândia, que não sabe se é de exatas ou de humanas. Assim como ele. Também é aficionado por cinema, comics, política, economia, tretas e música indie. Bata tudo isso no liquidificador e tente entender sua cabeça.