16 fotos históricas que podem deixar você perplexo!

As fotografias têm o poder de contar uma história com um impacto muito maior do que meras palavras. Elas também fornecem um rápido e interessante vislumbre do tempo em que elas foram tiradas. Todos nós já vimos a famosa fotografia, o VJ Day na Times Square ou o retrato icônico de Winston Churchill fazendo careta sobre um charuto perdido.

Mas há muitas outras que, apesar de impressionantes, estão escondidas na obscuridade há muito tempo. Coletamos 16 fotos históricas impressionantes que, ainda que menos conhecidas, irão surpreender você.

Ciganos usando um urso como massagista, 1946

Realocação de um prédio de apartamentos de 7.600 toneladas usando hidráulica, 1987

Durante a era comunista na Romênia, enormes prédios de apartamentos de estilo soviético estavam por toda parte. No entanto, ao planejar uma majestosa avenida na cidade de Alba Iulia, as autoridades perceberam que um desses prédios estava em seu caminho. A solução? Eles dividiram em dois e moveram uma das metades para o outro lado da rodovia usando trilhos e rodas.

80 famílias ficaram dentro para o passeio. A energia e a água permaneceram conectados.

Uma mulher colocou um copo de água na borda de sua varanda e não derramou uma gota durante o movimento.

Acrobatas se equilibram em cima do Empire State Building, em 1934

Esta fotografia mostra os acrobatas Jarley Smith, Jewell Waddek e Jimmy Kerrigan realizando um ato de equilíbrio audacioso em um parapeito do Empire State Building, em Manhattan, em 21 de agosto de 1934.

Fotos de casamento do primeiro casamento de Marilyn Monroe, quando ela tinha apenas 16 anos, 1942

A femme fatale original de Hollywood, Marilyn Monroe, teve seu quinhão de casos de amor, embora nenhum deles durou por muito tempo. Na época de sua morte, aos 36 anos de idade, em 1962, ela já havia se divorciado três vezes. Seu primeiro marido foi um policial de Los Angeles chamado James Dougherty. Eles começaram a namorar em janeiro de 1942 e se casaram em junho do mesmo ano, apenas 18 dias após Marilyn celebrar seu 16º aniversário.

Um computador derrota um campeão mundial de xadrez pela primeira vez, 1997

Na revanche entre Garry Kasparov e o supercomputador Deep Blue, Deep Blue se tornou o primeiro sistema de computador a derrotar um campeão mundial em uma partida sob controle de tempo de torneio de xadrez padrão.

Localizador acústico, 1914-1918

As tropas americanas usavam um localizador acústico recém-desenvolvido montado em uma plataforma de rodas. Estes mais tarde se tornaram obsoletos devido ao desenvolvimento do radar na década de 1940.

Uma foto debaixo d’água, 1938

Esta fotografia foi tirada pelo fotógrafo americano Bruce Mozert. Ele é amplamente considerado um pioneiro da fotografia subaquática.

A única foto conhecida de um Quagga vivo no zoológico de Londres, 1870

O Quagga era uma zebra que vivia na África do Sul. Ele foi extinto no final do século XIX. O nome foi derivado de seu chamado, que soava como “kwa-ha-ha”.

Um jogo de xadrez humano em São Petersburgo (então Leningrado), na Rússia, 1924

Esta partida de xadrez não convencional foi disputada entre dois mestres do xadrez, Peter Romanovsky e Ilya Rabinovich. Eles pediam seus movimentos pelo telefone e peças de xadrez da vida real – seres humanos e cavalos – atravessavam um enorme tabuleiro de xadrez que cobria a Praça do Palácio.

Greta Garbo, parecendo desconfortável, posando com Leo, o Leão da MGM, 1926

“Ham, o Astrochimpanzé”, o primeiro chimpanzé a ser lançado ao espaço, 1961

Ele foi lançado ao espaço em 31 de janeiro de 1961, como parte do programa espacial dos Estados Unidos. O nome Ham é um acrônimo para o Holloman Aerospace Medical Center, localizado na Base Aérea de Holloman, no Novo México, que o preparou para o lançamento.

Nikola Tesla em seu laboratório sentado atrás de seu “Transmissor de Ampliação”, 1899

Bolo de casamento da rainha Elizabeth, 1947

Moradores de Berlim Ocidental levantam seus filhos para mostrar a seus avós que moram no lado oriental do Muro de Berlim, em 1961

Garçons servem almoço para trabalhadores da construção civil do Hotel Waldorf-Astoria na Park Avenue em Nova York, 1930

Pombos equipados com câmeras para tirar fotos aéreas, 1908

Qual dessas fotos históricas você mais gostou? Conte-nos nos comentários abaixo.

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 19 anos, é Web Designer e Criador de Conteúdo do Acervo Ciência, escrevendo diariamente para o site. Já bancou uma de técnico de informática, e ainda banca de astrônomo amador, sua maior paixão. Atualmente gradua-se no curso de Gestão da Informação, na Universidade Federal de Uberlândia, que não sabe se é de exatas ou de humanas. Assim como ele. Também é aficionado por cinema, comics, política, economia, tretas e música indie. Bata tudo isso no liquidificador e tente entender sua cabeça.