9 Fatos super interessantes sobre a Lua que você jamais imaginou que existia.

Recolhemos algumas curiosidades sobre a nossa Lua que você provavelmente não conhecia. Confira!

1. Uma pessoa pesando 45 quilos na Terra pesaria 8,05 quilos na Lua (devido a gravidade, um sexto do nosso planeta).

2. A Lua gira em seu próprio eixo aproximadamente ao mesmo tempo em que circula a Terra (27 dias). Isto significa que da Terra só vemos cerca de 60% da sua superfície.

Na imagem vemos a Lua girando em rotação síncrona (lado esquerdo). Se a Lua não girasse dessa forma, nós veríamos os dois lados (lado direito).

3. O lado oposto só foi visto pelos seres humanos da Estação Espacial.

4. A Lua distancia-se cerca de 3,8 cm do nosso planeta a cada ano. Estima-se que continuará assim por cerca de 5 bilhões de anos. No momento em que isso acontecer, a Lua levará cerca de 47 dias para orbitar a Terra em vez dos atuais 27,3 dias.

5. A Lua não tem atmosfera, o que significa que não está protegida dos raios cósmicos, meteoritos e ventos solares, e tem enormes variações de temperatura. A falta de atmosfera significa que você não pode ouvir nenhum som na Lua, e o céu sempre parece preto.

6. A superfície da Lua cheia de crateras é o resultado do intenso impacto das rochas espaciais há milhões de anos.

7. Terremotos ocorrem na Lua. A atração gravitacional da Terra causa pequenos terremotos a vários quilômetros da superfície, causando rachaduras e quebras. Acredita-se que, como a Terra, a Lua tem um núcleo fundido.

8. Seriam necessárias centenas de milhares de luas para igualar o brilho do Sol.

9. Durante um eclipse lunar, quando a lua se move para a sombra da Terra, a temperatura da superfície pode cair para cerca de 500 graus F (300 graus C) em menos de 90 minutos.

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 19 anos, é Web Designer e Criador de Conteúdo do Acervo Ciência, escrevendo diariamente para o site. Já bancou uma de técnico de informática, e ainda banca de astrônomo amador, sua maior paixão. Atualmente gradua-se no curso de Gestão da Informação, na Universidade Federal de Uberlândia, que não sabe se é de exatas ou de humanas. Assim como ele. Também é aficionado por cinema, comics, política, economia, tretas e música indie. Bata tudo isso no liquidificador e tente entender sua cabeça.