A polêmica por trás da foto que originou o logo da NBA

Quem olha para a NBA não desconfia que nem sempre a marca foi tão poderosa como é atualmente. Voltando algumas décadas atrás, em meados dos anos 60, o grande império da National Basketball Association ainda não era consolidada e tinha uma grande concorrente, a ABA (American Basketball Association). Foi então que o designer Alan Siegel foi chamado para criar o logotipo da NBA.

Foram meses de pesquisas em revistas do segmento, documentos e uma série de materiais sobre o basquete para ajudar Alan a criar o logotipo, porém, nenhuma ideia boa parecia surgir. Até que no ano de 1969, o designer viu em uma revista a fotografia do astro Jerry West, do Los Angeles Lakers e uma lâmpada acendeu em sua mente: criar uma silhueta branca com um fundo azul e vermelho (cores da bandeira americana).

Nunca houve uma confirmação se a foto original foi a grande inspiração para Alan, por um motivo muito simples: se fosse confirmado que a inspiração veio através da imagem de Jerry, a companhia teria uma dívida imensa com o jogador.

Olhe as imagens e tire suas próprias conclusões, uma revista na época trouxe West em sua capa, em uma posição praticamente idêntica ao logotipo, onde a única coisa diferente é a posição da bola.

Talvez a diferença tenha sido feita para justamente não se poder confirmar que o jogador do logo era mesmo o astro dos Lakers – mas as imagens não mentem, e a foto parece ser mesmo de West.

E aí, qual a sua conclusão?

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.