Algumas bandeiras de países possuem segredos que você não sabia.

Estudamos 16 bandeiras de países do mundo e encontramos coincidências interessantes e fatos incomuns e engraçados que não sabíamos. Vamos começar com alguns fatos que talvez você não conheça sobre a bandeira do Brasil.

Brasil

A bandeira do Brasil retrata um céu estrelado do jeito que aparecia no dia 15 de novembro de 1889, às 20h30 da noite em que a república foi proclamada, e o Cruzeiro do Sul pode ser visto claramente entre as estrelas.

Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e Samoa

O Cruzeiro do Sul é uma constelação famosa vista somente abaixo do equador. Além de Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e Samoa, o símbolo é colocado em outras bandeiras nacionais no hemisfério sul.

Nauru

Pode-se entender onde Nauru está localizado simplesmente olhando sua bandeira nacional.

A faixa amarela simboliza o equador, a cor azul, o Oceano Pacífico, e a estrela indica a localização da ilha de acordo com o equador.

Moçambique

Há muitas armas representadas em diferentes bandeiras nacionais, mas nenhuma delas tem uma imagem detalhada de um fuzil de assalto AK-47, exceto Moçambique. O livro, a enxada e o fuzil simbolizam a educação, a manufatura e a defesa do país.

Catar

O Catar tem a bandeira mais longa. Seu comprimento excede sua altura rm duas vezes e suas proporções são 11:28.

O lado direito da bandeira costumava ser vermelho até 1936, mas os corantes queimavam ao sol até uma cor marrom, então a cor da bandeira foi alterada.

Indonésia e Mônaco

As bandeiras nacionais da Indonésia e do Mônaco parecem bastante semelhantes.

A Indonésia declarou sua independência em 1945 e apresentou sua bandeira vermelha e branca. Mônaco tentou se opor porque eles tinham a mesma bandeira, mas o protesto foi rejeitado porque a bandeira da Indonésia acabou se provando mais velha.

Hoje as bandeiras desses dois países diferem apenas em suas proporções. As proporções da bandeira indonésia são 2:3, enquanto as de Mônaco são 4:5.

Romênia e Chade

A Romênia e o Chade têm um problema semelhante. A diferença dos tons de azul é quase impossível de ver.

Maurícia

A bandeira nacional da Maurícia é a única bandeira que consiste em quatro faixas horizontais. Foi projetada em 1967 no Colégio de Armas da Grã-Bretanha.

Antigas bandeiras da França, Afeganistão e Líbia

França, 1815-1830 / Afeganistão, 1880-1901 / Líbia, 1977-2011

Hoje em dia, não há bandeiras de países monocromáticas no mundo, mas costumava existir.

De 1815 a 1830, a França tinha uma bandeira branca monocromática.

De 1880 até 1901, a bandeira do Afeganistão foi representada por uma tela preta monocromática.

De 1977 até 2011, a bandeira nacional da Líbia foi a única bandeira do mundo na forma de um retângulo verde.

Quais as suas bandeiras de países ou curiosidades sobre bandeiras favoritas? Por favor, escreva sobre isso nos comentários!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao amplo público brasileiro. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para o Sociologia Líquida, Explicando, Segredos do Mundo, Área de Mulher, Criatives, Razões para Acreditar e Feedty. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.