10 Coisas para desapegar e ser verdadeiramente feliz

Em algum momento da vida, todos nós nos sentimos deprimidos, embora talvez sem uma razão aparente.

Diversas pesquisas sugerem que existem vários motivos pelos quais uma pessoa pode sofrer de depressão e passar por momentos de infelicidade, como um desequilíbrio químico, um evento de vida estressante, vulnerabilidade genética e medicamentos que estão sendo tomados naquele momento.

Algumas dessas causas muitas vezes não podem ser controladas sem a ajuda de um profissional, mas podemos definitivamente controlar o nível de estresse em nossas vidas. Às vezes, temos que nos livrar de certas coisas em nosso entorno para manter nossa paz de espírito.

Abaixo você confere uma lista de 10 coisas que podem acabar com a nossa felicidade pouco a pouco e às quais devemos ficar atentos.

1. A autocrítica e a crítica aos outros

Ser extremamente crítico consigo mesmo é um caminho direto para a infelicidade. O doutor Roland Alexander afirma que o autojulgamento negativo nos impede de alcançar o nosso potencial máximo e, além disso, tem um enorme poder destrutivo. Pare de se concentrar em suas fraquezas e desenvolva seus pontos fortes.

A princípio, parece não haver conexão entre julgar os outros e ser feliz. Mas, na verdade, há uma conexão direta: o julgamento é um reflexo do seu mundo interior. Ao criticar outras pessoas, você cria uma negatividade desnecessária em sua vida. Não há problema em discordar de algo ou de alguém, mas é preciso lembrar que as pessoas não precisam receber sua aprovação para viver a vida delas.

2. Culpa, arrependimento e passado

Todos cometemos erros, a vida é assim. Mas não deixe que esses erros fiquem na sua cabeça e influenciem em seu futuro. A única coisa que você deve fazer é aprender com eles e se tornar uma versão melhor de si mesmo. Se você acha que fez algum tipo de mal para alguém, peça desculpas e siga em frente. Não deixe que a culpa e o arrependimento do passado destruam sua felicidade.

3. Medo do desconhecido

Estar preocupado com algo com o qual você não está familiarizado é bom e absolutamente normal. Mas é bom lembrar que as melhores coisas acontecerão fora da sua zona de conforto. Se você tem vontade de experimentar algo e tem medo, tente.

4. Pensar que o mundo é apenas preto e branco

Pensar em extremos também é algo que impede você de ser feliz. Nada é igual a partir da perspectiva de pessoas diferentes. Ninguém está certo ou completamente errado, apenas aceite. Tente encontrar o lado positivo mesmo quando parece que o mundo está desmoronando.

5. Inveja

Ter inveja do sucesso ou da tranquilidade de alguém pode fazer com que a pessoa se sinta infeliz. Não se compare com ninguém porque a vida, o passado e o entorno de todos os outros é diferente. A única pessoa com quem você deve se comparar é com si mesmo, mas com quem era no passado. Você deve ser sempre melhor do que foi ontem. Lembre-se de que se a vida de alguém parece ser perfeita, isso não significa que realmente seja.

Tente se sentir feliz pelos outros e comemore os sucessos de outras pessoas. Encontre inspiração em suas histórias e aprenda com elas.

6. Controle

O desejo de controlar tudo leva a um nível mais alto de estresse. A vida é bastante dinâmica e não podemos ter controle de tudo. Delegue algumas de suas responsabilidades a outras pessoas e tente relaxar um pouco.

Outra coisa da qual você deve desapegar para ser feliz é controlar outras pessoas. Ser um maníaco por controle pode destruir seus relacionamentos e amizades. Existem diversas técnicas que podem ajudar a lidar com isso, como se distrair, controlar a ansiedade e as emoções e ir à terapia.

Mostrar que você está sempre certo também é uma maneira de tentar controlar as coisas. O que pode ser bom para você pode parecer errado para outra pessoa. Abandone a ideia de que você sempre tem que mostrar algo para os outros. Apenas aceite que todos nós temos diferenças e que as pessoas têm o direito de discordar de você.

7. Redes sociais

A síndrome das redes sociais é a doença do século XXI. Nós acordamos e a primeira coisa que pegamos é o nosso telefone. Nós pensamos constantemente em “curtir”, “retuitar”, ver notícias, deixar comentários, publicar fotos, etc. Isso tende a sobrecarregar nossas mentes e nos distrair do que é realmente importante.

Para deixar de lado a ansiedade produzida pelas redes sociais e apoveitar a felicidade do momento atual, você deve se lembrar de várias regras. Desative suas notificações de tempos em tempos e limite o tempo em redes sociais (a atualização do iOS pode ajudar a fazer isso). Encontre um hobby que não esteja relacionado à Internet e passe mais tempo com seus amigos e familiares.

8. Perfeição

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Jessamyn (@mynameisjessamyn) em

Sempre se esforçar para ser melhor é uma ótima qualidade, mas você não deve se estressar para alcançar a perfeição. Não existe cônjuge perfeito, corpo perfeito, trabalho perfeito ou vida perfeita. Sonhe alto e trabalhe duro para isso, mas não fique obcecado com a ideia de uma vida perfeita.

Às vezes, as redes sociais podem piorar a ansiedade. Você deve lembrar que as vidas aparentemente perfeitas das pessoas nas redes sociais são apenas as partes que elas querem compartilhar. Na verdade, todos temos altos e baixos e ninguém quer compartilhar uma foto ou status de fracasso.

9. Viver para atender às expectativas e ganhar aprovação de outras pessoas

Assim como perceber que não precisa ser perfeito, você também não precisa satisfazer as expectativas dos outros. Viva sua vida do jeito que quiser — obviamente, sem prejudicar outras pessoas. Você pode ouvir a opinião de pais, amigos e das pessoas que lhe querem bem, mas é preciso sempre tomar suas próprias decisões e seguir o que realmente te deixa bem. Dar prioridade
a coisas simplesmente por aprovação social é algo que você não deve fazer para ser
verdadeiramente feliz.

10. Relações tóxicas

Às vezes é difícil aceitar que tenhamos que deixar de lado certos relacionamentos. As pessoas ao nosso redor devem trazer alegria e felicidade para nossa vida. Se alguém faz com que você se sinta mal consigo mesmo constantemente ou o trata de forma inadequada, isso é um sinal de que esse relacionamento é tóxico. Tente limitar a comunicação com essas pessoas e se concentrar naqueles que realmente gostam de você.

Bônus: aceite que você é a única pessoa responsável por tudo o que acontece em sua vida

Você é a única pessoa responsável por tudo o que acontece em sua vida. Os outros podem influenciá-lo, mas no final, é você quem deve tomar todas as decisões. Não tente culpar alguém por sua situação, seja ela boa ou ruim. Seja inteligente e sempre procure ser uma versão melhor de si mesmo.

Compartilhe o post com seus amigos!

Fonte: Brightside

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 19 anos, é Web Designer e Criador de Conteúdo do Acervo Ciência, escrevendo diariamente para o site. Já bancou uma de técnico de informática, e ainda banca de astrônomo amador, sua maior paixão. Atualmente gradua-se no curso de Gestão da Informação, na Universidade Federal de Uberlândia, que não sabe se é de exatas ou de humanas. Assim como ele. Também é aficionado por cinema, comics, política, economia, tretas e música indie. Bata tudo isso no liquidificador e tente entender sua cabeça.