7 truques antigos que você facilitariam sua vida em momentos embaraçosos

Existem truques tão simples que facilitam a vida de qualquer pessoa, mas, infelizmente, acabam sendo perdidos conforme as gerações vão avançando e se transformar em ‘dicas da avó’.

Sendo antigos ou não, esses truques a seguir jamais devem ser esquecidos, pois você pode precisar usar algum deles quando menos esperar:

01. Agora não tem como esquecer mais quantos dias têm os meses do ano

Basta fechar a mão e ir seguindo a ordem, os meses que tiverem no ‘ossinho’ possuem 31 dias.

02. Descubra em quanto tempo o sol vai se pôr

Estique as mãos com os dedos juntos e deixe o sol ‘deitado’ sobre o indicador. Agora é só calcular quantos dedos têm até a linha do horizonte, cada dedo corresponde, em média, 15 minutos.

03. Ver se a pilha é de qualidade e/ou ainda está boa para uso

Erga a pilha a mais ou menos 1 ou 2 centímetros da mesa e solte-a, a que bater e cair não tem mais carga.

04. Descobrindo se a lua é minguante ou crescente

05. Calculando centímetros sem uma régua

Claro, pode variar de mão para mão, mas essa é a média.

06. Fazendo tabuada

Vire as mãos com as palmas voltadas para você e enumere cada dedo, começando pelo dedo mínimo de 6 a 10. Agora, por exemplo, para multiplicar 7 por 8 junte o dedo # 7 da mão esquerda com o dedo # 8 da mão direita. A quantidade de dedos abaixo dos dedos unidos corresponde às dezenas (aqui temos 5). E os dedos que estiverem acima devem ser multiplicados entre si: são unidades (no nosso caso é de 3×2). A resposta é: 7×8 = 56. Desta forma, você consegue multiplicar rapidamente por 6, 7 e 8. Para multiplicar por 8 endireite os dedos com as palmas viradas para baixo. Agora, para multiplicar qualquer número por 9 simplesmente dobre o dedo com este número. Os dedos que estiverem “antes“ são dezenas, ”depois“ são unidades. Por exemplo, para multiplicar 7 por 9 dobre o dedo de número 7. Restam 6 dedos “antes” e 3 ”depois”. O resultado é 7×9 = 63.

07. Calculando os graus de um ângulo

Deixe os dedos separados o máximo que conseguir e coloque a mão sobre o lugar onde quer medir o ângulo, o mindinho deve estar no plano mais baixo, correspondendo a 0º, o ângulo entre o mindinho e o polegar, equivale a 90º, os ângulos entre o mindinho e os outros dedos, correspondem a 30º, 45º e 60º, respectivamente.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.