Por que algumas pessoas têm veias visíveis através da pele?

Nossas veias apresentam um sistema inteligente de válvulas unidirecionais que desempenham uma importante função de fornecer sangue pobre em oxigênio do corpo de volta para o coração. Normalmente, não pensamos muito em nossas veias até que as vemos surgindo sob a pele. Se suas veias ficaram visíveis e você não consegue entender por que isso aconteceu, não se preocupe. Veias visíveis podem, às vezes, nos informar sobre certos problemas de saúde, mas, em muitos casos, elas têm causas naturais que não são perigosas para sua saúde. Estudamos as razões pelas quais nossas veias podem se tornar visíveis e é isso que aprendemos.

Veias visíveis podem ser simplesmente normais para o seu tipo de pele

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por ЩIᄂ KΣПƬ PΛПG (@wilkentpang) em

Especialistas em veias dizem que as pessoas com pele clara são mais propensas a ter veias visíveis do que aquelas com tons de pele mais escuros. A pele fina também pode ser um motivo. À medida que envelhecemos, a camada de gordura sob a pele torna-se mais e mais fina. É por isso que os idosos costumam ter veias proeminentes em suas mãos, pernas e outras partes do corpo. Além disso, as veias de algumas pessoas ficam naturalmente mais próximas da superfície da pele.

Veias podem se tornar proeminentes após o exercício

“Estourar” veias durante um treino é normal. Quando você se exercita, seus músculos trabalham, eles incham e empurram suas veias para a superfície da pele, tornando-as visíveis. Após o exercício, seus músculos se retraem e suas veias ficam menos visíveis.

Muitas mulheres observam veias saltadas durante a gravidez

Veias visíveis são uma questão que muitas mulheres grávidas enfrentam e não há nada para se preocupar. O volume de sangue de uma mulher grávida é maior do que o de uma mulher não-grávida, e as veias tentam acompanhar esse aumento da quantidade de sangue. A rede de vasos está fazendo hora extra para transportar o aumento do volume de sangue ao redor do corpo da mulher para nutrir o feto. Se você tiver veias visíveis durante a gravidez, mas nunca as teve antes, elas provavelmente “desaparecerão” após o parto.

Veias saltadas são normais se você tem pouca gordura corporal

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Danny Arnold (@pt_danny_arnold) em

Gordura corporal baixa também pode ser um motivo para as veias se tornarem visíveis. As pessoas magras têm uma camada fina de gordura sob a pele e essa fina camada de gordura não consegue cobrir completamente as veias, o que as torna mais proeminentes.

Existem casos em que as veias proeminentes são uma razão para visitar o médico

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Флеболог (@phlebolog.spb.ru) em

Como dissemos acima, em muitos casos, veias proeminentes são normais e saudáveis ​​e não há nada para se preocupar. No entanto, se as veias aparecerem acompanhadas por outros sintomas, como dor no peito, falta de ar, úlceras próximas às veias ou veias inchadas, você deve consultar um médico. Esses sintomas podem ser causados ​​por problemas de saúde, como varizes, tromboflebite e doenças venosas, e não devem ser ignorados.

Você tem veias visíveis? Isso te preocupa? Conte-nos nos comentários!

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Curta o Criatives no Facebook aqui.

Leia também:

Fonte: Brightside

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao amplo público brasileiro. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para o Sociologia Líquida, Explicando, Segredos do Mundo, Área de Mulher, Criatives, Razões para Acreditar e Feedty. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.