Um homem está fazendo sucesso ao coletar e transformar lixo em arte

Desde que compartilhou pela primeira vez uma foto de uma tartaruga encontrada num lixo, via Instagram, gerando uma enorme repercussão na internet, Dominic McCann sabia que precisava fazer disso um projeto regular. Ele começou a transformar lixo reciclado em arte quando passeava com o cachorro ou levava os filhos para a escola. Logo, nasceu o #projectlittercritter, e pessoas de todo o mundo foram inspiradas a participar!

Sujeira e lixo são um problema enorme. Isso não apenas ameaça e custa caro ao meio ambiente, mas também está nos custando – no ano passado, na pequena cidade onde Dominic mora, as autoridades locais gastaram o equivalente a R$ 3 bilhões de reais em limpeza e zeladoria urbana.

“Acho que todos podemos concordar que, como sociedade, precisamos não apenas reduzir a quantidade de resíduos que produzimos, mas também garantir que eles sejam descartados corretamente. Todos nós podemos ver todo esse lixo produzido – está em toda parte, e muitas vezes vemos isso como o problema de outra pessoa, o que não é verdade – pelo contrário, é um problema conjunto e devemos agir em cima do problema, e evitar que nossas ruas, florestas, praias e mares paguem a fatura – zelar pelo nosso planeta é nossa responsabilidade,” diz Dominic.

O ativista conta que participou de um amplo projeto de limpeza de uma praia na Malásia, nação do sudeste asiático. Em apenas 30 minutos, sua equipe coletou mais de uma dúzia de sacos de lixo em uma pequena seção da praia. Naquele dia, duzentos quilos de detritos e lixo foram removidos do local. Com a ajuda de seu marido e filhos, ele usou algumas garrafas PET para montar uma escultura de uma uma tartaruga-de-pente, espécie criticamente ameaçada de extinção, para chamar atenção ao público sobre o dano em larga escala que estamos causando ao nosso planeta com o uso desenfreado do plástico.

Abaixo, estão alguns de seus trabalhos feitos com lixo reciclado

E aqui algumas das contribuições de pessoas que decidiram participar do projeto

O que você achou da ideia de Dominic de transformar lixo em arte? Gostaria de fazer o mesmo?

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Curta o Criatives no Facebook aqui.

Leia também:

Fonte: Bored Panda

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao amplo público brasileiro. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para o Sociologia Líquida, Explicando, Segredos do Mundo, Área de Mulher, Criatives, Razões para Acreditar e Feedty. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.