Catarinense desenvolve filtro para impedir que lixos entupam os bueiros e causem enchentes

Um dos motivos que ocasionam as enchentes são os bueiros entupidos por lixos, impedindo a passagem da água, foi pensando nisso que o catarinense Tiago dos Santos resolveu criar uma espécie de ‘filtro’ para evitar que esse problema aconteça.

Ele trabalha como sócio na Top Quadros, uma loja especializada em molduras, e se incomoda com a grande quantidade de lixo que é carregada pela enxurrada até um bueiro que fica bem próximo à loja.

Em entrevista para o Jornal de Blumenau (cidade onde Tiago vive), ele afirma que o filtro que ‘criou’ já existe em diversos países e ficou durante um ano inteiro pensando em como desenvolvê-lo para que se tornasse viável a instalação.

Ele colocou uma placa ao lado do bueiro em que está escrito “A água passa, o lixo fica e o rio agradece”.

“Temos que pensar local, para atingir o global. O plástico é um dos grandes causadores de poluição. A xepa de cigarro, por exemplo, feita de fibra sintética, derivado do plástico, se degrada em partículas menores e acaba sendo alimento de animais na natureza”, afirmou.

O filtro nada mais é do que uma combinação de grades, que agradou os vereadores do município. Tiago, inclusive, convidou-os para estudar uma maneira de implantar o sistema em outros pontos da cidade que também passam pelo mesmo problema.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.