Em respeito aos animais e idosos, ano novo da Avenida Paulista terá fogos de artifícios silenciosos pela primeira vez

 

A virada do ano na capital paulista será diferente de todos os outros anos, tudo isso porque agora os fogos de artifícios serão silenciosos, pela primeira vez na história. A decisão só ocorreu após a Lei Municipal 16.897/18 aprovada pela Câmara de São Paulo, assim, a festa na Avenida Paulista terá mais arte e menos barulho.

O principal objetivo da lei é evitar transtornos para crianças, idosos, pessoas com deficiência e também animais, que ficam mais propensos a sofrerem algum tipo de efeito colateral por conta dos barulhos. As instituições de defesa dos animais foram as que mais ficaram em cima das autoridades para que essa lei entrasse em rigor.

O atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas, não informou o nome da empresa encarregada do espetáculo e nem o quanto será investido. Sabe-se também que a lei não está valendo na prática, pois o Tribunal de Justiça de São Paulo publicou pouco antes da Copa do Mundo uma liminar anulando os efeitos da legislação. Entretanto, existem leis nos níveis estadual e federal regulamentando os fogos de artifício com barulho. Ou seja, para o SindiEMG, a lei municipal não pode passar por cima.Assim como em São Paulo, o ano novo de Florianópolis também será mais silencioso. Na virada do de 2017 para 2018, uma cadela morreu por conta do barulho. Mesmo não tendo medo dos rojões, ela acabou morrendo com o susto dos barulhos, já que os animais possuem uma audição muito mais apurada que os humanos.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.