Você vai se surpreender com essas 10 práticas usadas pelos povos antigos para se higienizarem

Como seria viver no passado? Já pensou fazer parte de uma época onde a tecnologia ainda não se fazia tão presente e era preciso se virar nos 30 pra realizar tarefas que hoje, pra nós, é a absolutamente comum?

Como as pessoas higienizavam os dentes antes da escova de dente surgir? Como as mulheres faziam quando ficavam menstruadas? Pois bem, veja abaixo essas 10 práticas horríveis de higiene usadas no passado que você não acreditará que eram reais:

01. Banho


Nos tempos medievais, aqueles que não podiam pagar por um banho privado (a grande maioria da população), era preciso frequentar casas de banho com muitas pessoas estranhas ao redor.

02. Antes do papel higiênico


Antes dessa invenção, os japoneses usavas gravetos para limpar seus fundos, os gregos optavam por fragmentos de cerâmica, e os americanos usavam galhos, folhas secas, pequenas pedras e até mesmo conchas de ostras.

03. Sanguessuga


Antigamente, as sanguessugas eram vistas como as grandes salvadoras das pessoas, pois acreditava-se que a maioria das doenças eram causadas pelo excesso de sangue no corpo.

04. Limpeza dental


Os médicos de antigamente pensavam que as dores nos dentes eram causadas por vermes que viviam dentro dos dentes, para isso, eles enchiam sua boca com fumaça de vela para matar esses supostos vermes.

05. As fezes


Nos castelos medievais Tudor, lajes de madeira cobrindo buracos no chão que levavam as fezes para o fosso serviam como sanitários.

06. Menstruação


O musgo sanguíneo, provavelmente, recebeu esse nome porque era usado pelas mulheres nos tempos medievais como um tampão nos períodos menstruais.

07. Calvície


Para acabar com a calvície, infertilidade, mau hálito e piolhos, os homens eram aconselhados a passar esterco de frango no couro cabeludo.

08. Excrementos de crocodilos


As mulheres egípcias usavam pessários feitos de excrementos de crocodilo, alguns documentos de 1850 aC, relatavam também o uso desses excrementos como métodos contraceptivos.

09. Sangramentos


Nos tempos medievais, só existia um método eficaz para estancar grandes sangramentos: aplicavam pedaços de metal aquecido na ferida. Já imaginou a dor?

10. Perucas


Aquelas perucas grandiosas que sempre vemos nos retratos antigos, geralmente eram repletas de piolhos e lêndeas.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.