10 descobertas científicas que vão transformar o mundo desde já!

A ciência moderna avançou mais nos últimos 70 anos do que nos 2000 anos anteriores. A expectativa de vida da população dobrou, encontramos a cura para dezenas de doenças e a qualidade de vida de pessoas com doenças crônicas ou incuráveis (tal como a AIDS) melhorou substancialmente.

Além disso, a tecnologia nos proporcionou um conforto e uma segurança diária nunca antes vista na história da civilização. Mas não para por aí: novos descobrimentos e o constante upgrade de invenções já consolidadas tendem a nos levar a um outro patamar até o fim deste século.

Confira abaixo 10 descobertas científicas que vão transformar o mundo a curto prazo.

1 – Colírios que restauram a córnea

Não ter mais que usar óculos é o desejo de muitos. Em breve isso será possível, uma vez que simples gotas cumprirão a função de óculos. É nisso que um grupo de oftalmologistas israelenses está trabalhando. Os pesquisadores já testaram com sucesso essas gotas em porcos, e os resultados foram excelentes. As gotas mostraram uma alta eficiência na luta contra miopia e hipermetropia.

2 – Policiais chineses receberam óculos inteligentes com reconhecimento facial

Desde o início deste ano, a polícia da cidade chinesa de Zhengzhou recebeu os óculos inteligentes GLXSS, equipados com tecnologia de reconhecimento facial. As lentes são capazes de tirar fotos, gravar vídeos e exibir informações graças à tecnologia de realidade aumentada. Este dispositivo já ajudou a prender cerca de 40 criminosos.

3 – Criptomoeda

Em 2017, houve um alto crescimento na popularidade do dinheiro eletrônico ou criptomoeda. De agosto a dezembro, o preço do Bitcoin sofreu mudanças significativas, subindo de 2 mil dólares para 20 mil dólares, e depois caindo para quase 6.500 dólares por unidade. Analistas de organizações financeiras preveem que as criptomoedas terão um lugar seguro na economia mundial, juntamente com o euro e o dólar.

4 – Foram criadas mãos de exoesqueleto, que são controladas com o poder do pensamento

Os engenheiros da Escola Politécnica Federal de Zurique criaram um protótipo de mão de exoesqueleto que pode ser controlada com o poder do pensamento. Os eletrodos do dispositivo são colocados em um capacete especial, e o exoesqueleto é fácil de manusear. O dispositivo já foi testado por pessoas que sobreviveram a AVC’s e lesões na medula espinhal. Os engenheiros estão aperfeiçoando o exoesqueleto para que ele possa ser produzido em massa em um futuro próximo.

5 – Inteligência artificial

A inteligência artificial vem se desenvolvendo cada vez mais. No início deste ano, uma mulher argentina fez uma publicação no Facebook em que se despedia dos seus amigos e familiares, e publicou uma foto de remédios tranquilizantes fortes. Sua publicação foi reconhecida instantaneamente pelos algoritmos da rede social que utiliza inteligência artificial para esses fins. O programa enviou um sinal para a administração do site nos Estados Unidos, que, por sua vez, se comunicava com os serviços de emergência de Buenos Aires. Os socorristas chegaram ao local e encontraram a mulher inconsciente, mas, graças à tecnologia, conseguiram salvá-la.

6 – Táxi aéreo

Quem diria que um dia existiria táxi aéreo? Na China, ele já foi testado com sucesso. O auto drone EHang 184 se parece com um helicóptero, porém, com maior funcionalidade. Sua capacidade é de duas pessoas, e ele pode voar até 15 km com uma única carga e acelerar a 130 quilômetros por hora. É a solução perfeita para engarrafamentos.

7 – A primeira radiografia colorida da história

Alguns cientistas da Nova Zelândia fizeram, pela primeira vez na história da humanidade, uma imagem tridimensional utilizando raios X em cores. O novo dispositivo é baseado na tradicional máquina de raios X em preto e branco, mas usa tecnologia de rastreamento e captura de partículas da Medipix. O Medipix funciona como uma câmera, mas no nível das partículas subatômicas. Como resultado, são obtidas imagens de alto contraste.

8 – Cientistas desenvolveram um colete que avisa sobre um ataque cardíaco com alguns dias de antecedência

O colete Smart Vest possui sensores especiais e eletrodos sem fio que permitem realizar um eletrocardiograma, registrar a pressão e os sons do batimento cardíaco. E tudo isso de forma contínua, 24 horas por dia. A pessoa que usar esse colete milagroso será capaz de instalar um aplicativo especial em seu smartphone, onde todos os dados do trabalho de seu coração serão armazenados. O aplicativo pode diagnosticar e até prever problemas cardíacos graves.

9 – Cientistas chineses clonaram um macaco

Essa é a primeira experiência de clonagem bem sucedida de acordo com o método da “ovelha Dolly”. Os biólogos moleculares conseguiram criar dois clones de um único macaco. Os animais, nascidos de uma mãe de aluguel, têm o mesmo DNA. No futuro, esse sucesso ajudará a encontrar formas de salvar as pessoas do câncer, evitar doenças hereditárias e clonar animais já extintos.

10 – Cientistas estão prestes a libertar a humanidade do câncer

Todos nós queremos que o câncer seja somente um signo. Os especialistas modernos já estão próximos, finalmente, de libertar o mundo dessa palavra terrível. Mas é claro que não será possível erradicar completamente a doença. Em 2017, vários métodos foram testados para combater células cancerígenas, mas o mais eficaz provou ser o tratamento não cirúrgico do câncer do útero. Alguns espermatozoides tratados com o medicamento foram enviados para o local afetado e, uma vez lá, o esperma ligado ao útero expeliu a droga. Como resultado dos testes, foi possível alcançar a eliminação de 90% das células infectadas. Esse método, no futuro, tem como objetivo prevenir a quimioterapia.

Leia tambémDe acordo com a ciência, esta é a melhor posição de dormir. Conheça os benefícios.

Compartilhe o post com seus amigos!

Fonte: Incrível Club

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao amplo público brasileiro. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para o Sociologia Líquida, Explicando, Segredos do Mundo, Área de Mulher, Criatives, Razões para Acreditar e Feedty. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.