10 invenções reais que parecem ter saído dos filmes de ficção científica

Algumas invenções parecem ter saído diretamente dos filmes de ficção científica dos anos 70 e 80. Quando imaginamos que algumas invenções chegaram ao seu ápice, algo novo surge para tomar o lugar da invenção anterior.

A tecnologia proporcionada pelas revoluções industriais aumentam nossa qualidade de vida, nossa expectativa de vida ao nascer, tornam nosso cotidiano mais simples, confortável e prático, além de tornar nosso trabalho e nossos afazeres menos demorados e complexos.

No ano passado, o universo da tecnologia nos apresentou novas invenções criativas e bastante interessantes. Veja algumas abaixo:

1 – Um espelho que controla seus exercícios físicos

Ele consiste em uma tela de parede que funciona como um treinador de exercícios interativo. Através dele, o usuário pode transmitir seu treinamento ao vivo e receber feedback dos treinadores imediatamente; permite que as pessoas pratiquem esportes em casa em um horário que seja mais adequado a elas.

2 – Uma pulseira controladora

Esta pulseira, conhecida como Myo armband tem com elásticos presos a sensores. Ela lê os impulsos musculares e aprende sobre seus movimentos antes de executá-los. Você pode controlá-la usando um computador, tablet ou smartphone. Você pode libertar totalmente as mãos enquanto a pulseira localizada no seu antebraço segue 4 tipos de movimentos e rotações em todos os planos e direções.

3 – Uma máscara com filtro

Conhecida como máscara Breaze, é uma ótima ideia para queles que moram em cidades grandes e muito poluídas.

A máscara filtra partículas desde pequenas partículas até bactérias do ar que são nocivas à saúde. O dispositivo não restringe a respiração e não acumula umidade.

4 – Óculos anti-comerciais

Às vezes é bem chato ficar vendo tantos anúncios. Pensando nisso, Ivan Cash e Scott Blew criaram óculos especiais chamados IRL Glasses, que funcionam como filtros.

Um revestimento polarizador especial é aplicado às lentes que não só protege os olhos da radiação ultravioleta, mas também bloqueia a radiação das telas. Estes óculos mágicos estarão disponíveis para compra em abril de 2019, pelo preço de 49 dólares.

5 – Um espelho que te ajuda a cuidar da pele

Cuidar da pele é fundamental, e esse espelho pode te dar uma ajudinha nessa tarefa. Care OS é um espelho que usa gestos e reconhecimento facial para dar conselhos sobre cuidados com a pele. Além disso, através dele é possível ouvir música e tirar selfies. O dispositivo é baseado em uma câmera que analisa a condição da pele da pessoa e fornece conselhos sobre como protegê-la dos raios UV e como hidratá-la.

6 – Um dispositivo que não permite perder suas coisas

Ninguém está livre de perdas, mas existem alguns truques que podemos usar para evitá-las. O dispositivo Tile Mate não permite que você perca um item importante, como carteira e chaves, graças à sua capacidade de fornecer sinais que o notificam sobre isso. Este sensor Bluetooth portátil pode ser anexado a qualquer item. O dispositivo se conecta a um smartphone ou tablet via Bluetooth, enquanto um aplicativo especial monitora e mostra o status dos itens aos quais o dispositivo está conectado.

7 – Uma fechadura inteligente

O August Smart Lock permite que você controle as portas da sua casa ou escritório com a ajuda de um aplicativo móvel via Bluetooth. O aplicativo permite rastrear o movimento de sua porta e garante que ela esteja trancada Além disso, há uma opção para obter informações sobre a abertura e o fechamento da porta de entrada do local. O bloqueio é enviado ao smartphone ao qual ele está conectado.

8 – Um robô que faz pinturas

Scribit é um robô feito para design de interiores. Ele pinta paredes em um modo semi-autônomo. O dispositivo é puxado por cabos e se move ao longo da superfície da parede. Tem 4 marcadores de cores diferentes e uma borracha. O robô trabalha sob comando a partir de um aplicativo de smartphone que define a sua trajetória.

9 – Jardim inteligente para ambientes internos

SproutsIO é um jardim inteligente que cria condições ideais para o cultivo de vegetais. O dispositivo ajuda o programa instalado a fazer as configurações que selecionam automaticamente a quantidade de água, nutrientes e luz necessária. O dispositivo utiliza apenas 2% de água da quantidade de umidade requerida pelos jardins tradicionais ao ar livre e estimula o crescimento de plantas 3 vezes mais rápido.

10 – Um aparelho de TV flexível

O OLED é um televisor super fino produzido pela LG. Ele é leve e fixado à parede com um suporte magnético. Esse tipo de tela transmite cores com um contraste maior e é muito mais eficiente em termos de energia que as outras TV’s.

Leia também31 manipulações fotográficas sobre Ficção Científica e Fantasia

Compartilhe o post com seus amigos!

Fonte: BrightSide

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao amplo público brasileiro. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para o Sociologia Líquida, Explicando, Segredos do Mundo, Área de Mulher, Criatives, Razões para Acreditar e Feedty. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.