8 Motivos que você deveria parar de comer pão branco imediatamente. 

 

O pão é um dos alimentos mais antigos do mundo, porém, nesses últimos tempos, ter uma alimentação livre de carboidratos se tornou cada vez mais comum entre as pessoas, inclusive várias blogueiras registram como a vida mudou quando se livraram, especialmente, de alimentos ricos em farinhas, como o pão.

Porém, será que é mito ou verdade? Quais mudanças ocorrem no seu corpo se você parar de comer pão? Confira agora:

PÃO BRANCO x PÃO INTEGRAL


Antigamente, os pães eram feitos artesanalmente, com o trigo, centeio ou aveia puros, diferentemente de hoje em dia, onde esses alimentos passam por muitos processos antes de serem utilizados, o que fez com que aquele pãozinho que a gente tanto ama perdesse a sua qualidade, por isso, o pão integral é uma melhor opção quando não quiser se livrar de uma vez por todas dessa iguaria.

01. O pão é inútil


O trigo é rico em vitaminas, mas, conforme o grão e a farinha são processados, todos esses nutrientes simplesmente deixam de existir. A farinha refinada, usada pra fazer o pão, retém somente 30% das substâncias úteis, e em duas semanas perde completamente todas suas propriedades benéficas. Ou seja, o pão é feito com um ‘pó branco inútil’.

02. Falta de sabor


O pão branco não tem muito sabor, por isso, é usado em muitas receitas, sejam doces ou salgadas, como sopa, queijo, carne, dentre outras. Mas isso não as melhora, como poderia fazer o pão integral.

03. Toxidade


Para aumentar a produção do trigo e livrá-lo de roedores e fungos, são usados pesticidas e diferentes compostos químicos que você acaba ingerindo quando come o pão. Outro fato surpreendente é que para deixar a farinha mais branca, são usadas as mesmas substâncias para o branqueamento de roupa, como peróxido de benzoíla, pirossulfatos de sódio e cálcio e dióxido de cloro. A farinha refinada passa por todos esses processos, procure por pães feitos com farinha orgânica.

04. Erupções na pele

Você é o que você come, então, ao ingerir pães, você se ‘torna’ um glúten, substância essa que não é excretada do corpo e fica acumulada nas paredes do trato gastrointestinal, danificando suas vilosidades. Com o tempo, a função de absorção de nutriente acaba sendo interrompida por conta do glúten.

05. Transtornos digestivos


Ainda falando do glúten, ele faz com que a pessoa adquira diversos distúrbios do sistema digestivo. Ao contrário do pão de trigo integral, que possui um nutriente de extrema importância para nós: a fibra! Além disso, apenas 5 ou 6 fatias de pão integral, fornece a dose diária de fibra que seu corpo precisa, para ter noção, se quiser a mesma quantidade de fibra com legumes ou frutas, por exemplo, vai precisar ingerir 25 tomates, 14 maçãs, 2,3 quilos de pepino ou 21 cenouras.

06. Envelhecimento prematuro


Até aqui você já deve ter percebido como o pão branco é muito pobre de nutrientes, e, com isso, seu corpo não consegue a quantidade necessária de vitaminas que precisa para manter sua pele fresca e jovial. Quem consome muita farinha branca, geralmente, aparenta ter mais idade do que realmente tem.

07. Vício


Sim, o pão pode se tornar um vício, pois a farinha libera muito açúcar no sangue, aumentando a produção do hormônio insulina. Mesmo que tenha comido pouca farinha, o seu nível de açúcar sobe, e logo depois diminui, por isso muita gente tem aquela ‘necessidade’ de ingerir carboidratos. Lembre-se, saltos repentinos de níveis de açúcar no nosso organismo pode ocasionar a diabetes.

08. Sobrepeso e obesidade

Quando uma pessoa exclui o pão totalmente de sua dieta, 70% delas perdem peso logo nas primeiras duas semanas. Os pães contém um índice glicêmico maior que as barras de chocolate, além de que o amido contido nesses produtos quebram-se rapidamente no nosso organismo, fazendo com que você sinta fome mais rápido.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.