Limpar a casa em excesso pode danificar seus pulmões como se fumasse 20 cigarros por dia

 

 

Deixar a casa limpa nos traz aquela deliciosa sensação de bem-estar, de conforto, além daquele cheiro quase que hipnotizante dos produtos de limpeza, deixando nossa família livre de qualquer agente infeccioso, mas, você sabia que nem sempre é isso que acontece?

Um recente estudo científico apontou: limpar muito a casa é tão prejudicial à saúde, especialmente para os pulmões, quanto fumar um maço de cigarros diariamente.

Quem divulgou a pesquisa foi o American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine da American Thoracic Society, onde monitorou seis mil pessoas dentro de um período de 20 anos. Foi descoberto que as mulheres, especialmente, sofriam com problemas de saúde que estavam ligados aos aerossóis e outros produtos químicos que costumamos usar durante o processo de limpeza.

A saúde dos pulmões estavacomo se elas tivessem fumado um maço por dia ao longo dessas duas décadas. Cecile Svanes, médica da Universidade de Bergen, que encabeçou o estudo, diz:

“Embora os efeitos a curto prazo dos produtos químicos de limpeza estejam bem documentados, não sabemos o impacto a longo prazo. Tememos que esses produtos químicos, causem danos constantes nas vias aéreas dia após dia, ano após ano, e podem acelerar a taxa de declínio da função pulmonar que ocorre com a idade”.

Isso acontece porque as partículas dos produtos químicos irritam as membranas mucosas que revestem nossos pulmões. Claro, limpar a casa, em especial cozinha e banheiro, sem produtos do tipo produto químico é quase impossível, por isso, aconselhável usar uma máscara, para evitar a inalação dessas partículas que podem nos fazer mal.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.