É extremamente difícil criar um viral. Até mesmo para as empresas contratadas para isso. Em maio de 2008, a agência de comunicação DM9 criou um viral para a academia CIA Athlética.
O mote do vídeo era parar transeuntes obesos na rua e multá-los, culpando-os por infringir a Lei Cidade Limpa.
A ação teve repercussão muito negativa, tanto para o cliente como para a agência.
Veja o vídeo:
Do ponto de vista de cidadão, é inadmissível que uma empresa tente promover algo expondo o consumidor ao ridículo, e do ponto de vista profissional, é no mínimo confuso o que a agência fez, pois acabou afastando o potencial target e até mesmo os clientes de base da empresa.
No site G1, há o trecho de um comunicado enviado pela agência ao portal:
“Infelizmente, ao se propagar na internet, o vídeo foi considerado ofensivo por algumas pessoas — mas jamais foi nossa intenção causar qualquer tipo de constrangimento. Lamentamos o ocorrido e pedimos desculpas a todos os que por ventura tenham se sentido ofendidos.”