O Foursquare é uma rede social baseada em geolocalização, onde o usuário compartilha os lugares que frequenta, tendo como base o GPS do celular. Criado em 2009, já conta com mais de 15 milhões de usuários e tem mais de 1 bilhão de check ins efetuados – sendo a grande maioria realizada entre sexta e domingo.
Mas, como utilizá-lo para divulgar a minha empresa?
O primeiro passo é ter certeza que o endereço está cadastrado – caso não esteja, cadastre imediatamente!
Estimule Check ins
O segundo passo é estimular check ins. Comece entre seus funcionários. É o começo da sua divulgação. Os usuários do Foursquare, em sua maioria, integram seu facebook e/ou twitter, publicando seus chek ins nas redes citadas para seus amigos e seguidores. Também vale por um cartaz ou adesivo na recepção da empresa com: Faça seu check in aqui.
Crie Promoções
Você pode – e deve – criar promoções. Utilize o mayor do dia como ganhador (no Foursquare, o usuário que visita mais vezes o local se torna o prefeito (mayor) e ganha o direito de administrar o lugar na rede).
Presenteie seus clientes pelo primeiro check in. Conquiste seus visitantes fiéis! Ofereça descontos ou brindes aos que efetuarem o décimo, por exemplo.
Monitoramento
Ah! Não esqueça de adicionar (e monitorar) as dicas (tips) da sua empresa. Os usuários podem adicioná-las, assim como fotos e comentários. O próprios Foursquare conta com uma ferramenta de monitoramento, o Foursquare Stats.
Há outras tantas formas de explorar essa rede social e seu poder de alcance, mas uma coisa é certa: Você não vai se arrepender!