Sabe aquela cena, daquele filme? Aquela, que você já viu em tantos outros filmes, que usaram a mesma fórmula, que já foi repetida tantas vezes. O filme pode ser romântico, de terror, comédia…cada um tem aquele esquema bem clichê que ainda faz sucesso e traz bilheteria.
Em filmes de esporte, por exemplo. O time está nas finais. E está perdendo. Deu o intervalo e a equipe se reúne no vestiário, todos cansados e desanimados. O treinador aparece e, num momento de emoção e pura inspiração, começa aquele discurso que faz com que os jogadores tenham esperança e, no fim, vençam o jogo. Já viram essa cena, né?
Foi exatamente o que a DDB Vancouver usou para a nova campanha do Netflix no Canadá.
No filme Pep Talk, rola essa mesma cena clichê mencionada acima. A diferença é que, ao invés de bolar do nada um puta discurso inspirador, o treinador menciona aquela cena, daquele filme que tem no Netflix. O comercial termina com a assinatura “you gotta get it to get it”, que brinca com o sentido das palavras “get it” (que pode tanto significar “ter” quando “entender”). Em tradução livre, a frase ficaria “você precisa ter pra entender”.
Por enquanto a campanha só conta com esse comercial, mas podemos imaginar que virão outros por aí. Afinal, o que mais tem no cinema hoje em dia são as cenas clichês.