Pular para o conteúdo
  • Arte e Design
  • Curiosidades
  • Viagem
  • Fotografia
  • Tecnologia
Menu
  • Arte e Design
  • Curiosidades
  • Viagem
  • Fotografia
  • Tecnologia

Fomos Dirigir o Novo Ford Ka. Conheça sua Tecnologia e seu novo Design!

Fomos Dirigir o Novo Ford Ka. Conheça sua Tecnologia e seu novo Design!

Novo Ka_01
Stifler Mendes

No Dia 08 de Agosto, a Ford oficializou em um lançamento em Trancoso/Bahia, o novo modelo do seu popular Ford Ka. Tivemos a honra e o prazer de estar presente no lançamento do carro, e fazer o teste Drive pelas cidades de Trancoso e Arraial D’Ajuda.

Nesse post você vai conhecer um pouco mais sobre como ficou o carro, ver alguns vídeos que nossos parceiros gravaram e algumas fotos disponibilizadas pela Ford.

O Design

Diferentemente do que muitos pensavam, o novo Ford Ka não tem nada de semelhante a suas versões antigas. A Ford projetou seu novo Ford Ka, para ser um carro totalmente diferente e que siga os modelos e padrões dos carros atuais.

Novo Ka_01

O Novo Ka é um carro moderno e bonito, que combina inovação e elegância sem exageros em suas duas versões – Novo Ka, hatch, e Novo Ka+, sedã. O trabalho de design buscou o equilíbrio entre forma e função, seguindo os elementos principais do estilo global da marca. O objetivo foi associar beleza e eficiência, criando ao mesmo tempo um visual de durabilidade e funcionalidade.

“A proposta foi criar um estilo moderno, jovial e duradouro, qualidade que é valorizada principalmente nesse segmento, pois também afeta o valor de revenda”, diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford.

A frente aerodinâmica do carro, com grade trapezoidal e faróis alongados, traz elementos que o identificam com o DNA da Ford. As linhas fortes e vincos marcantes e a riqueza de detalhes revelam o cuidado do projeto tanto do ponto de vista estético como de eficiência aerodinâmica para reduzir o consumo de combustível.
A grade dianteira é um item que diferencia visualmente os dois modelos: preta e em formato colmeia no hatch e com barras no sedã. A lateral mostra um perfil rápido e moderno, com vincos que criam jogo de sombra e luz, transmitindo agilidade e robustez. A linha de cintura alta segue a nova tendência, mas sem tirar a visibilidade na cabine. As maçanetas e os espelhos retrovisores são pintados na cor do veículo em todas as versões.

Lanterna Traseira do Novo Ford Ka
A lateral mostra um perfil rápido e moderno, com vincos que criam jogo de sombra e luz, transmitindo agilidade e robustez.
Na traseira destacam-se o para-choque envolvente e as lanternas de linhas arrojadas, compondo um conjunto robusto e esportivo.
As 6 Cores disponíveis para o Novo Ford Ka

Interior do Carro

O interior acomoda cinco passageiros e tem um refinamento de formas, cores e acabamento que remete a carros de segmento superior. Nas dimensões externas, a linha tem a maior altura da categoria, de 1.525 mm, o que ajuda a explicar o excelente aproveitamento de espaço interno. O modelo hatch tem comprimento total de 3.886 mm, largura de 1.695 mm sem espelhos e distância entre-eixos de 2.491 mm. O sedã exibe as mesmas dimensões, mas com comprimento maior, de 4.254 mm.

Na cabine, o Novo Ka e o Novo Ka+ têm o maior volume total dianteiro e estão entre os líderes em espaço traseiro, que é sentido no conforto para cabeça, ombros e pernas em todos os assentos. Os bancos dianteiros envolventes e com trilhos longos facilitam a acomodação de motoristas de diferentes estaturas.

“A distribuição do espaço é uma das características que revelam o equilíbrio do projeto do Novo Ka”, explica João Marcos Ramos. “Não adianta, por exemplo, ter um excelente espaço para os ombros e ficar com o joelho apertado. O bom resultado vem da combinação de todos esses aspectos.”

A linha oferece o avançado sistema de conectividade SYNC como opcional na versão SE e item de série na versão SEL. Ele traz rádio, CD e MP3-player com Bluetooth, controles de áudio e telefone no volante e por comandos de voz
Acabamento Interno
Painel

A Engenharia e Motor

 1) Motor 1.0 TiVCT 12V

O motor Ford 1.0 TiVCT Flex de três cilindros tem um projeto de última geração, concebido para atender os parâmetros de maior desempenho e menor consumo. Ele tem potência e torque superiores a outros motores 1.0 do mercado. Gera 85 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 105 Nm (@ 4.500 rpm) com etanol e 80 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 100 Nm (@ 3.500 rpm) com gasolina.

“Em todas as medições de aceleração e retomada de velocidade, o Novo Ka com motor 1.0 apresenta melhor desempenho e economia que os concorrentes com motores da mesma cilindrada”, diz Mello.

No consumo, conta com o Selo de Eficiência Energética CONPET, por ter classificação A tanto dentro da categoria de compactos quanto no ranking geral de todo o programa (1,56 MJ/km). Ele tem rendimento de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e de 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada. E conta também com uma qualidade sonora vigorosa e agradável.

Motor Novo Ford Ka 2014

2) Motor Sigma 1.5 16V

O motor Sigma 1.5 16V que equipa a linha do Novo Ka também está entre os mais potentes e com maior torque do segmento, com baixo consumo e emissões. Ele utiliza uma plataforma global avançada, desenvolvida localmente para a aplicação flex com bloco, cabeçote e cárter de alumínio.

Ele gera potência de 110 cv (@ 5.500 rpm) com etanol e 105 cv (@ 6.500 rpm) com gasolina e torque de 146 Nm (@ 4.250 rpm) com etanol e 143 Nm (4.250 rpm) com gasolina – entregando 80% do torque máximo já em 1.500 rpm, o que se traduz em elasticidade e agilidade.

O motor 1.5 da linha Novo Ka também é referência em consumo, com selo A de eficiência do Inmetro/CONPET. Ele faz 7,9 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina na cidade e 9,5 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina na estrada.

Motor Sigma 3 Cilindros

3) Transmissão e direção

 A transmissão que equipa os dois motores é a conhecida IB5 de cinco velocidades, com um escalonamento amplo de marchas desenvolvido especialmente para aproveitar a disponibilidade de torque. Produzida com estrutura de alumínio e design compacto, ela faz um casamento perfeito com os motores 1.0 e 1.5, equilibrando desempenho, economia e conforto.

“Com a nova relação de marchas, a 100 km/h a transmissão trabalha em 3.350 rpm, uma rotação 500 rpm mais baixa que as dos modelos 1.0 tradicionais, com maior elasticidade e a economia. Isso se tornou possível devido ao torque maior do motor”, destaca Klaus Mello.

Inovação no Sistema de Emergencia.

Desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft, o sistema SYNC faz parte da filosofia da marca de oferecer condições para que motorista possa se conectar mantendo sempre as mãos no volante e os olhos na pista.

O equipamento é o primeiro no Brasil a dispor da Assistência de Emergência, sistema que faz uma chamada automática para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192, o SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou do corte de combustível do veículo – que pode ocorrer em colisões traseiras ou capotamentos.

sistema de emergencia Ford ka

A ligação é feita por meio de um celular pareado com o SYNC e transmite uma mensagem automática, comunicando a ocorrência de um acidente e as coordenadas de latitude e longitude do veículo, usando uma antena integrada para o sinal de GPS. Em seguida, a linha é aberta para que o atendente possa falar com os ocupantes, ou enviar diretamente o socorro na impossibilidade de resposta.

Além de estar disponível durante toda a vida útil do veículo, o serviço não envolve nenhuma cobrança de taxa. Uma parceria da Ford com o Ministério da Saúde foi desenvolvida para difundir a tecnologia entre todos os atendentes do SAMU.

Meu Test Drive

1) Espaço Interno

Por um passeio pelas cidades de Trancoso e Arraial d’ajuda, tive a oportunidade de dirigir em primeira mão o carro. Escolhi o Ford ka Hatch 1.0 para testa-lo, e  logo quando entrei no veículo percebi que o espaço interno tanto para o motorista quanto para os passageiros era gigante. Com o banco bem afastado, a passageira que estava no banco de tras se sentiu em extremo conforto, mostrando que o carro foi feito para toda a família :)

2) Arrancada
Consegui dar algumas arrancadas para testar o motor que é realmente bem forte, superando alguns carros da concorrência no qual já pude testar.

3) Freios

O Carro conta com um sistema de Freios em Abs, e lógico que eu não deixei de testa-lo. Quando percebi que estava sozinho na estrada consegui dar uma freiada com toda minha força no pedal, o carro simplesmente frenou sem derrapar. Incrível!

4) Conectividade

O site conta com uma central Multimida linda e com multiplas funções. Você pode por exemplo atender seu telefone ou passar suas músicas utilizando apenas o recurso de botões do volante.

5) Porta trecos

Juro que me perdi no tanto de porta trecos que o carro tem. Em todo canto que você olha no carro tem algum lugar pra você colocar e guardar suas coisas. Destaque para o recepiente que temos escondido atrás do volante para você colocar algumas coisas com mais segurança.

6)  Sistema de Emergência.
Sorte minha que eu não precisei testar o sistema de emergencia pois não aconteceu nada de grave no meu percurso, mas esse sistema mostra toda a tecnologia e inovação do novo carro, que após um acidente, o sistema liga automaticamente para o Samu passando as cordenadas de onde você está, e logo após direciona o audio para você conversar com a telefonista.

Preços

SE 1.0 – R$ 35.390
Airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros, rádio MyConection com entrada USB e conectividade Bluetooth, chave canivete, direção com ajuste de altura.

SE PLUS 1.0 – R$ 37.390
Airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros e traseiros, sistema de som Sync Media com AppLink e Assistência de Emergência, além com entrada USB e conectividade Bluetooth, chave canivete, direção com ajuste de altura.

SEL 1.0 – R$ 39.990
Airbag duplo, freios ABS com EBD, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, computador de bordo, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros e traseiros, sistema de som Sync Media com AppLink e Assistência de Emergência, além com entrada USB e conectividade Bluetooth, chave canivete, direção e banco do motorista com ajuste manual.

SE 1.5 – R$ 40.390
Airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros, rádio MyConection com entrada USB e conectividade Bluetooth, chave canivete, direção com ajuste de altura.

SE PLUS 1.5 – R$ 42.390
Airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros e traseiros, sistema de som Sync Media com AppLink e Assistência de Emergência, além com entrada USB e conectividade Bluetooth, chave canivete, direção com ajuste de altura.

SEL 1.5 – R$ 44.990
Airbag duplo, freios ABS com EBD, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, computador de bordo, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros e traseiros, sistema de som Sync Media com AppLink e Assistência de Emergência, além com entrada USB e conectividade Bluetooth, chave canivete, direção e banco do motorista com ajuste manual.

Teste Drive ( Blog Da Engenharia )

Nossos amigos do Blog da Engenharia fizeram um vídeo mostrando as experiencias que eles tiveram com o novo Ford Ka, o vídeo que contém 8 minutos mostra detalhadamente a maioria dos recursos do carro sendo testados pelo blogueiro Eduardo Cavalcanti.

Espero que tenham gostado! Se tiver algum dúvida sobre o carro poste nos comentários que corremos atrás das respostas pra vocês :)

[adinserter block="11"]
criatives-logo

Quem Somos

Anuncie

Contato

Criatives © 2011 - 2021 |
Todos os Direitos reservados.
Criatives © 2011 - 2021 | Todos os Direitos reservados.
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR