Quando você inicia um negócio, um dos principais assuntos em pauta é a criação do seu logotipo. Lá, deve estar simbolizadas o que a empresa é, o que ela oferece, pra qual público se destina, o que gera muita criatividade, principalmente por parte dos designers.
Na maioria das vezes, o trabalho sai tão bem feito, que certas características ficam escondidas (de propósito), pra que justamente você procure saber mais daquela marca, após você descobrir o que significa aquele símbolo.
Confira, alguns desses elementos subliminares em algumas marcas:
1. FedEx
Existe uma seta entre as letras “E” e “X” , viu aí? Ela simboliza a rapidez dos serviços de entrega da empresa. Este logo foi desenvolvido por Lindon Leader, em 1994. E foi trabalhoso, após 200 criações diferentes para chegar ao resultado final. Não é a toa que o logo ganhou mais de 40 prêmios.
2. Sony VAIO
Neste logo, as duas primeiras letras representam um sinal analógico e as duas últimas são os números 1 e 0, em referência ao sistema binário, mostrando que a linha de notebooks é voltada para a integração de áudio e vídeo.
3.Toblerone
A companhia de chocolates fica localizada em Berna, na Suíça, conhecida como “A Cidade dos Ursos”. Veja, que na ilustração da montanha é possível ver a silhueta de um urso!
4. Eight
O logo foi realizado pela agência britânica Stylo Design, e apenas criado com o número 8. Todas as letras da marca surgem a partir da omissão de certas partes do número.
5. Northwest Airlines
No antigo logotipo da companhia aérea, existem dois significados: o logo forma dentro do círculo as letras “N” e “W”. Além disso,o pequeno triângulo vermelho aponta para o noroeste (“northwest”, em inglês) se pensarmos no círculo como uma bússola.
6. ED – “Elettrodomestici -Home Appliances”
As iniciais “E” e “D” formam um plug, justamente para a empresa italiana de eletrodomésticos.
7. Snooty Peacock
Os conceitos da loja de jóias foram inseridos no logo com sucesso: o nome significa “Pavão Esnobe”, em uma tradução livre. Encontrou o pavão? E a mulher com uma jóia no pescoço?
8. Amazon
Além de demonstrar um sorriso, talvez pela satisfação do cliente em comprar na loja online, a seta amarela também sugere que você pode comprar tudo, de “A” a “Z”, no site.
9. Carrefour
Um dos logotipos mais famosos do mundo. A letra C no espaço em branco, muita gente já sabia. Mas a origem disso está no nome.
Em francês, Carrefour significa “cruzamento”. A ideia é justamente simbolizar essa palavra por meio de duas setas opostas.
10. Unilever
Repare que na letra U do logo, estão vários desenhos, que representam a diversidade de produtos que a Unilever oferece. Não é merchan, mas saiba que itens como Maizena, Dove, Ades, Axe, Omo, Hellmanns, Becel, Closeup são da companhia.
11. Hope for African Children Initiative
A organização que ajuda às crianças do continente, lógico, teria em seu logo o mapa da África. Mas, além disso, veja que duas pessoas estão se olhando: a criança na direita e o adulto na esquerda.
12. Spartan Golf Club
THIS IS SPARTAAAAAAAAAA! (não resisti em homenagear o filme “300”). Falando do logo, ele mostra um jogador de golfe durante uma tacada e a cabeça de um guerreiro espartano ao mesmo tempo.
13. Fórmula 1
Assim como o logo do Carrefour, a ideia foi simples: o número 1 oculto entre a letra F e as linhas indicando a alta velocidade dos carros.