Você já parou para pensar quanta tecnologia é necessária para o desenvolvimento de objetos que usamos no nosso dia a dia, como por exemplo, o ventilador de teto? Esse mesmo que salva suas noites de calor. Engenheiros, cientistas, equipes enormes pesquisando os materiais mais adequados, como tornar tudo mais funcional, bonito e compacto.
Pesquisa & Desenvolvimento
Um exemplo de tecnologia de ponta utilizada no desenvolvimento de vários produtos é o “túnel de vento”. Esta técnica, desenvolvida pela NASA, é muito utilizada na indústria da aviação, Fórmula 1 e construção civil, mas também em objetos menores, como por exemplo, o ventilador de teto. Foi usando essa tecnologia em uma parceria com a USP (Universidade de São Paulo) que a Latina Eletrodomésticos otimizou o design das hélices dos ventiladores VT673 (que antes se chamavam Lumen Control) e VT675 (antiga linha Air Control). Elas ganharam um formato mais aerodinâmico e que oferece muito mais vento com muito menos barulho. Para efeitos práticos: com 1,2m de diâmetro, os produtos da linha ventilam 36m² de área.
Certificações
As certificações são selos ou identificações que atestam índices de qualidade, segurança, economia de energia, dentre outras informações importantes para o consumidor. Aqui no Brasil, os selos mais comuns são a certificação de qualidade do Inmetro. Um bom exemplo de certificação é o selo PROCEL, que atesta a proficiência energética em uma escala que vai de A (mais eficiente) até G (menos eficiente).
Design e Praticidade
E mesmo com todo esse processo envolvendo testes e tecnologia de ponta, os fabricantes ainda precisam investir em design e usabilidade como diferenciais competitivos. Para se ter uma ideia, a Latina já recebeu cinco prêmios de excelência em design, entre eles o bronze no Idea Brasil e o Ouro no SENAI Exellence Design com a linha Air Control, que após ser reformulada passou a ser VT675. Eles já vêm com:
– Controle remoto: não precisa mais levantar da cama para ligar ou desligar!
– Controle de intensidade da luz (dimmer), para deixar aquele climinha…
– Pré-montagem: sem fios extra, para qualquer um conseguir instalar sozinho;
Afinal de contas não adianta nada ser lindo e complicadíssimo de instalar e usar, né?
