Para provar como as percepções de beleza variam ao redor do mundo e, consequentemente, minimizar os efeitos da busca pela estética perfeita (que ainda causa males físicos e psicológicos em boa parte das pessoas no mundo), o grupo Superdrug Online Doctors criou um projeto chamado “Percepções da Perfeição”, que tem como objetivo mostrar como é “o corpo perfeito” de acordo com os padrões de beleza de 18 diferentes países.
18 designers (um de cada pais diferente e, a maioria, mulher) foram convidados a manipular uma fotografia, usando o Photoshop, e criar a mulher perfeita segundo o estereótipo ideal do seu país.
A imagem original distribuída aos designers foi essa:
Já o resultado (abaixo) das manipulações é, no mínimo, surpreendente.
Veja:
Graças às drásticas mudanças na cor do cabelo, vestuário, busto e volume na cintura/quadril, os designers criaram mulheres irreconhecíveis em comparação com a mulher da foto original.
Alguns designers no Norte, Sul e países da América Central produziram mulheres com corpo ampulheta (busto e quadris proporcionais), enquanto as nações europeias e asiáticas produziram mulheres tão magras que o IMC delas beira em torno de 17,5.