No final de Março, fomos convidados pela Ford Brasil para dirigir seu novo carro, o Ford Ka Trail 2018.
O evento aconteceu no Hotel Jequitimar, no Guarujá, e contou com a presença de jornalistas especializados de veículos automotivos, blogueiros e influenciadores digitais.
Tive a oportunidade de ser uma das primeiras pessoas aqui no Brasil a dirigir o veículo e abaixo deixo algumas informações técnicas passadas pela Ford, assim como a nossa experiência ao dirigir o novo carro.
Assim como algumas outras montadoras, o Ford Ka entrou para lista de carros que ganharam uma versão mais aventureira, trazendo não só um visual radical mas também uma engenharia mais aceita pelo público que gosta de enfrentar pequenas trilhas.
O carro vem com duas versões, a 1.0 de 85 cavalos e a 1.5 de 110 cavalos. A versão 1.0 custa R$ 47.690 e a 1.5 sai por R$ 51.990.
O Ka Trail vem com faixas esportivas nas laterais e traseira, rack decorativo no teto, molduras nas caixas de rodas, faróis de neblina, maçanetas e retrovisores na cor cinza Londres, apliques nos para-choques e lanternas traseiras fumê. A cabine vem com bancos especiais de couro sintético e tecido, pedais de alumínio, soleiras e tapetes personalizados. É disponível nas cores sólidas vermelho Arpoador, preto Ebony e branco Ártico, e na metálica prata Dublin.
Resultado de um primoroso trabalho de engenharia, design e posicionamento de mercado, o modelo surpreende tanto pelo visual esportivo e desempenho robusto como por outro atributo que, certamente, será bem-vindo para os consumidores. O seu preço parte de R$ 47.690,00, ou seja, R$10.000 a menos que o concorrente mais próximo, e como oferta de lançamento também dispõe de financiamento com taxa zero em 30 vezes. Nesse plano, basta acrescentar R$59 na parcela para levar o motor 1.5. Outra vantagem do Ka Trail é o baixo custo de propriedade. Ele tem preço das revisões pelo menos 20% mais baixo que os competidores e cesta básica de peças 10% mais barata. Conta também com as opções de seguro mais acessíveis do segmento.
“O Ka Trail combina uma série de vantagens para quem deseja um carro personalizado versátil, moderno e acessível”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de 3 Marketing de Produto da Ford. “Acima de tudo, ele reúne todas as qualidades já consagradas do Ka no uso urbano, com uma capacidade maior para o lazer e aventura. É um carro de atitude com uma proposta de mercado e valor atraente.”
Tendência em alta
O Ka Trail chega com uma oferta robusta de produto, conteúdo e preço no segmento de utilitários aventureiros, uma tendência que vem crescendo no Brasil e estava carente de uma opção mais acessível. Ele incrementa a linha que em sua nova geração rapidamente se tornou um dos veículos mais vendidos do mercado.
“A linha Ka representa a melhor compra nos atributos que são mais relevantes para o consumidor brasileiro: design moderno, espaço para cinco passageiros, motores líderes em potência, supereconômicos e um novo nível de equipamentos de série no segmento”, acrescenta Fernando Pfeiffer.
Como os demais modelos da linha, o Ka Trail vem de série com ar- condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, abertura elétrica do porta-malas e direção com ajuste de altura. Tem também som MyConnection com comando de voz e Bluetooth, compartimento para o celular no painel MyFord Dock, banco traseiro bipartido (60/40) e cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco ocupantes. Refinamento de engenharia O desempenho do Ka Trail é garantido pelos seus dois motores, os modernos e eficientes 1.0 TiVCT Flex de três cilindros, de 85 cv, e 1.5 Sigma Flex, de 110 cv. Ambos contam com a tecnologia eletrônica de partida a frio Easy Start 4 e vários aprimoramentos para redução de atrito, durabilidade e eficiência, com padrão A de economia do Conpet/Inmetro. Do ponto de vista de engenharia, o Ka Trail é um novo produto e não só um modelo com adaptações estéticas.
Com a nova suspensão, ele entrega atributos reais de desempenho para uso fora de estrada leve. A altura do solo ampliada em 31 mm aumenta a sua capacidade de imersão e de superar obstáculos, junto com os pneus modelo Pirelli Scorpion ATR 185/65 R15, de uso misto – 50% em estrada e 50% fora de estrada –, que rodam bem tanto no asfalto como na lama. As mudanças na suspensão incluem novas molas e amortecedores dianteiros e traseiros, barra estabilizadora dianteira maior, eixo traseiro mais rígido e coxins do motor com amortecimento hidráulico. A direção elétrica e o sistema de freios ABS também foram revisados para atender à nova dinâmica. A validação do modelo incluiu testes de estabilidade no campo de provas da Ford em Dearborn, nos Estados Unidos, para garantir o padrão global de segurança e dirigibilidade.
Design e Acessórios exclusivos com um toque esportivo.
O Ka Trail é um hatch de visual robusto e postura mais esportiva, com elementos exclusivos que valorizam as linhas modernas do seu projeto. O estilo aventureiro é destacado pela suspensão elevada, faixas personalizadas nas laterais e na traseira e rodas de liga leve de 15 polegadas na cor cinza Magnetic, de alto brilho.
Seus itens especiais incluem também: rack de teto na cor prata fosco, molduras das caixas de rodas texturizadas na cor preta, faróis de neblina, maçanetas e capa de retrovisores na cor cinza Londres escuro fosco e lanternas traseiras fumê. No interior, vem com bancos revestidos em couro sintético e tecido. A carroceria tem quatro opções de cores: as sólidas vermelho Arpoador, preto Ebony e branco Ártico, e a metálica prata Dublin.
O Ka Trail foi desenvolvido pela área de Design da Ford com foco no consumidor que é apaixonado por aventura, mas não abre mão do conforto e da praticidade de um compacto urbano. Dessa visão, resulta um carro de estilo atraente e versátil para atender diferentes necessidades de uso.
O trabalho de criação de design do Ka Trail incluiu o desenvolvimento de cores, materiais, texturas, acessórios e detalhes que refletem a sua proposta de veículo misto. A esportividade é destacada na cabine de forma harmoniosa e elegante, combinando as cores preto e cinza Shadow. O centro do painel e o volante exibem apliques na cor prata fosco.
Os bancos são revestidos em couro sintético e tecido com apliques e pespontos em dois tons de verde e laranja. O tecido recebe um tratamento especial “soil repelent”, que repele água e sujeira para facilitar a conservação. Elásticos laterais nas mesmas cores verde e laranja e redes atrás dos bancos dianteiros aumentam as opções para o transporte de objetos.
Todas as versões do Ford Ka e preços
Ford Ka 1.0 SE: R$ 43.760
Ford Ka 1.0 SE Plus: R$ 46.390
Ford Ka 1.0 Trail: R$ 47.690
Ford Ka 1.0 SEL: R$ 50.590
Ford Ka 1.5 SE: R$ 48.090
Ford Ka 1.5 SE Plus: R$ 50.490
Ford Ka 1.5 Trail: R$ 51.990
Ford Ka 1.5 SEL: R$ 54.690
O que achamos:
Tive a oportunidade de dirigir o novo Ford Ka Trail durante pouco menos de 40 minutos. Confesso que esperava um dia a mais no evento para poder me habituar melhor no carro e ver algumas novidades que não consegui conhecer, assim como testar o Ka trail em um terreno mais acidentado (já que essa é a intenção do midia drive para um carro esportivo).
Em um trecho da estrada de Guarujá, pude testar como ele se adaptava nas curvas a 90km/h e ele nos passou muita segurança e estabilidade mesmo em alta velocidade.
Fiquei com o Ka Trail 1.0 e seu torque é perfeito para quem gosta de se aventurar na lama, porém pensando em estrada, eu achei seu motor 1.0 um pouco fraco, bem diferente do hb20x.
O design do novo Ka Trail ganhou alguns elementos que deixaram o carro com uma cara muito mais esportiva do que a versão comum, como alguns adesivos laranjas, soleiras especiais com o nome, um cinza cobrindo as portas laterais que deixaram o carro mais agressivo. Seu interior que foi totalmente reprovado. Achei que poderiam ter dado um a atenção especial para o design e principalmente no painel, que ficou totalmente cru.
Quem olha a foto interna do carro nunca vai saber se o carro é o trail ou sua versão normal, sem nenhum elemento mais arrojado, assim como textura e cores.
A Ford manteve o pretinho básico em bancos tradicionais, traçando apenas algumas listras em laranja para dar um destaque que não foi lá grande coisa.
O que mais me assustou foi na hora da divulgação dos valores. Por mais que o carro esteja R$10 mil abaixo dos carros da concorrência, dificilmente terá uma aceitação do público por conta da sua versão mais básica custar mais de R$ 47mil. Totalmente fora da realidade que vivemos no Brasil.
Gostaríamos de lembrar aos nossos leitores que esse post é apenas um review de um produto no qual sua essência é o design. Em momento nenhum fomos pagos ou fomos contratados para a criação da publicação.
Obrigado Ford pelo convite.