13 Exemplos incríveis de “Crown Shyness”, um fenômeno onde as árvores evitam a se tocar

Se algum dia você estiver andando por uma floresta e perceber que as árvores possuem formações perfeitas, criando sempre um espaço entre elas e não se tocando, não precisa se assustar.
Chamado de “Crown Shyness”, ou timidez da coroa, esse é um fenômeno super curioso onde algumas espécies de árvores não gostam de se tocar, impossibilitando de criar aquelas matas fechadas no alto das florestas.

Esse comportamento intrigante foi observado pela primeira vez em 1920. Após isso, várias hipóteses foram apresentadas para tentar explicá-lo.
Algumas pessoas acreditam que isso ocorre para reduzir a propagação de insetos prejudiciais a elas mesmo, outros, já acreditam que elas estão tentando proteger o ramos uns dos outros de serem rachados, pois assim, não irão bater uns nos outros.

Uma outra teoria acha que o processo existe para otimizar a exposição da luz, maximizando o processo de fotossíntese. Ainda ninguém sabe ao certo qual é o real motivo do fenômeno acontecer, mas isso serve para nos lembrar de como a mãe natureza é incrível e perfeita.

About Stifler Mendes

view all posts

Blogueiro e fundador dos sites Criatives, DesignBrain e Curiozo com Z. Formado em Desenvolvimento Web e Design Gráfico, morador de São José dos Campos, apaixonado por séries e Counter Strike ♥