Você sabe o Por que colocam pedras entre os trilhos de trem?

Você já se perguntou qual é a funcionalidade de algumas coisas comuns no nosso dia a dia? Nem sempre sabemos o por que elas estão lá, porém sempre existe uma motivo relacionado a estrutura, segurança, conforto, durabilidade, entre outros que você certamente não saiba.
Ao longo do tempo, a engenharia foi aprimorando suas estruturas para trazer mais segurança as construções. Os trilhos do trem, por exemplo, não mudaram nada ao longo dos últimos 2 séculos, com aquele mesmo formato e trazendo – de forma muito curiosa – pedras abaixo deles.

Você já parou pra pensar qual é o motivo de ter essas pedras abaixo dos trilhos?

A resposta dessa curiosidade é para dar mais estabilidade aos trilhos, que poderiam se deslocar ao longo do tempo pela trepidação causada pelos vagões no momento em que passa pelos trilhos. Se fosse asfalto, terra ou qualquer outro solo, certamente teriam mais custo, assim como a manutenção ao longo do tempo também seria maior.

Em áreas chuvosas ou próximas a rios e mares, uma outra utilidade das pedras é para que os trilhos não sejam removidos pela ação da água, dando mais segurança aos passageiros e cargas.

As pedras de trilhos são utilizadas desde o princípio da criação ferroviária, sendo difícil serem substituídas hoje em dia.

About Stifler Mendes

view all posts

Blogueiro e fundador dos sites Criatives, DesignBrain e Curiozo com Z. Formado em Desenvolvimento Web e Design Gráfico, morador de São José dos Campos, apaixonado por séries e Counter Strike ♥