Los Angeles é um dos poucos lugares dos Estados Unidos onde acontecem diversas mortes relacionadas ao calor extremo. Isso preocupa muito o país, sabendo que esse número pode aumentar cada vez mais por conta das mudanças climáticas do nosso planeta.
Para tentar reduzir as fatalidades que acontecem todos os anos na cidade, o governo da Califórnia resolveu testar o método cool pavement, ou “pavimento fresco”, pintando as ruas da cidade de branco e diminuindo o calor que pode chegar a 45°C no verão (bem acima da média americana).
A ideia é revestir as ruas de tinta branca, fazendo com que a luz solar não penetre no solo e reflita o calor, reduzindo a temperatura e fazendo com que La seja um lugar mais saudável para se viver.
— O calor aqui, sobre a superfície negra… é de 42°, 43°C neste momento. E sobre a superfície já seca do outro lado, apesar de ter só uma camada de branco e ainda precisar de uma segunda, é de 36°C — afirma Jeff Luzar, vice-presidente da Guartop, a companhia que fornece o revestimento, durante uma demonstração à imprensa. — Uma diferença de temperatura de 6° a 7°C.
De acordo com o especialista da Guartop, esta tecnologia que custa 40.000 dólares por milha (1,6 km), tem o potencial de proteger “muita gente por um baixo custo em áreas urbanas com alta densidade”, como Los Angeles, mais que nos subúrbios menos densamente povoados.
Antes mesmo até da aplicação no asfalto da cidade, a tecnologia já tinha sido aprovada em um estacionamento teste. Os estudos comprovaram que a área coberta com a tinta branca é 10 graus mais fria que o asfalto preto, diminuindo assim a temperatura do ambiente.
Já imaginou se algumas regiões extremas do Brasil utilizassem também essa tecnologia?