12 desenhos populares da Pixar que possuem um profundo significado psicológico

Quer melhor lição de vida do que as animações? São através delas que tiramos várias histórias que nos inspiram ou servem para refletirmos sobre algo.

Foi por conta disso que trouxemos 12 desenhos animados da Pixar com um profundo significado psicológico, para você relembrar e matar a saudade dessas animações que passam uma mensagem positiva para todos nós.

01. Procurando Dory (2016)
“Somos todos diferentes, e precisamos respeitar as peculiaridades de cada um.”

A protagonista do filme é Dory, que tem o problema de esquecer das coisas com muita facilidade e seu maior sonho é encontrar a família, porém, não lembra onde ela está. Os pais podem usar o filme para explicar para as crianças como é importante aceitar as pessoas do jeito que elas são.

02. O Bom Dinossauro (2015)
“Uma amizade sincera é muito importante!”

Um filme que vai muito além da relação de amizade entre o dinossauro e um garotinho, ela mostra um mundo onde a natureza invadiu a civilização, e não ao contrário. Enquanto os mais novos se envolvem com a história, os adultos podem usar a animação como exemplo de como é importante ter uma amizade verdade, já que o dinossauro e o garoto passam maus bocados juntos e superam todos os desafios.

03. Divertida Mente (2015)
“Não tenha medo das suas emoções.”

Podemos dizer que é uma das animações mais poderosas da Pixar, cheia de signifcados, e foi aprovada, inclusive, por muitos psicólogos. A animação conta a história de Riley, que precisa lidar com cinco sentimentos: alegria, tristeza, medo, raiva e nojo, ajudando assim adultos e jovens a refletir sobre como é importante aceitar as diferentes emoções que somos obrigados a conviver. O importante é mantê-las sob controle!

04. Valente (2012)
“Se livre dos estereótipos e seja você mesmo.”

Valente é uma animação que mostra ao mundo inteiro que as garotas não precisam necessariamente ser princesinhas se elas preferem qualquer outro tipo de vida. É um excelente filme para ensinar aos pequenos que os estereótipos devem sempre ser evitados e questionados.

05. Up- Altas Aventuras (2009)
“Nunca é tarde para alcançar seus sonhos.”

A solidão na terceira idade é o enredo principal dessa emocionante animação. Após perder a esposa, Carl decide viajar por contra própria pelo mundo com sua casa voadora e realizar os sonhos que um dia deixou para trás.

06. Wall-E (2008)
“Nós somos responsáveis por nosso planeta.”

Não é só uma animação que fala sobre os sentimentos, também relata como nós, humanos, somos importantes na preservação do planeta. Ensina os pequenos como é que se deve evitar os desperdícios e o consumo exagerado das coisas.

07. Ratatouille (2007)
“Siga seus sonhos, mesmo quando dizem que você não conseguir alcançá-lo.”

Remy, o ratinho protagonista da animação sonha em ser chef de cozinha, porém, ninguém acredita que ele pode conseguir. Mesmo com todos contra, ele se esforça e se empenha em provar que é capaz de alcançar seu sonho.

08. Carros (2006)
“Não se esqueça de quem sempre acreditou em você.”

McQueen é um típico vencedor com confiança elevada, que está prestes a entender como o papel de uma equipe não deve ser subestimado. Ao longo do filme, a animação mostra como nossos amigos, professores e colegas são importantes em nossos percursos.

09. Os Incríveis (2004)
“Nós não somos nós mesmos se precisamos esconder nossos talentos.”

A animação tem como protagonista uma família que tenta ser normal, porém, acaba se sentindo deprimida e triste em ter que esconder os superpoderes que possui. A principal mensagem do filme é mostrar que os nossos talentos e habilidades fazem parte de quem somos, e não devem ser escondidos de ninguém.

10. Procurando Nemo (2003)
“Todos têm o direito de cometer erros e seguir seus próprios caminhos.”

Marlin é um pai muito cuidadoso com seu filho, Nemo, e faz de tudo para protegê-lo. Porém, a superproteção que possui faz com que as coisas acabem piorando. Um filme para fazer as crianças entenderem que precisam do apoio dos pais para entender e conhecer como as coisas funcionam lá fora.

11. Monstros SA (2001)
“Aqueles que são assustadores normalmente são os que mais estão assustados.”

O papel dos monstros nesse filme da Pixar é assustar cada criança existente no mundo. Mas, a intimidação é a pior arma que uma sociedade pode usar. Os personagens da história eventualmente percebem que a compreensão mútua, o respeito e a benevolência são muito mais eficazes que o medo.

12. Toy Story (1995)
“O tempo passa, mas apenas as amizades verdadeiras duram para sempre.”

A história de brinquedos que vivem suas próprias vidas quando ninguém está por perto. Possuem sentimentos, como os humanos: saudade de casa, amizade, ciúmes, dentre outros. Eles só querem ser amados e cuidados, assim como nós.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Muito curioso e pouco ansioso, ou vice-versa. Apaixonado por comida, escrever, internet e séries e filmes de terror.