Saint Patrick’s Day: um convite à cultura irlandesa

Conheça mais sobre a festa do padroeiro, que é a expressão cultural mais forte e tradicional do país.

São Patrício é considerado o padroeiro da Irlanda e, por isso, em 17 de março, o país comemora o dia de São Patrício ou Saint Patrick`s Day. A celebração, que dura aproximadamente uma semana, é tão festejada no país, que muitos comparam a festa ao carnaval brasileiro. Durante o festejo, os irlandeses vão para as ruas vestidos com as cores da bandeira – verde, branca e laranja – para acompanharem apresentação de artistas locais, entoarem cantos e brindarem com cerveja, um dos símbolos da cultura irlandesa.

Origem e crenças relacionadas ao Saint Patrick´s Day

A cultura irlandesa diz que o britânico Maewyn Succat foi capturado por piratas irlandeses ainda jovem, vivendo uma parte da sua vida como escravo. Neste período, se apegou à religião. Quando, enfim, conseguiu escapar, decidiu trabalhar na evangelização da Irlanda adotando o nome de Patrick. Segundo a lenda, ele foi o responsável por expulsar serpentes que teriam invadido a ilha. Carismático, conquistou o povo e se tornou padroeiro. Em sua pregação, ele usou o trevo como forma de explicar a Santíssima Trindade, fazendo uma analogia às três folhas unidas por um mesmo caule. Foi assim, que a planta se tornou símbolo de sorte popularizado em todo o mundo.

Outra elemento muito presente na comemoração são os duendes. Os turistas que visitam a Irlanda, em especial durante a celebração de Saint Patrick´s Day, encontrarão imagens de duendes espalhadas por todos os lados. De acordo com o folclore irlandês, eles são criaturas que moram no país muito antes da habitação dos celtas. Eles vivem escondidos protegendo potes de ouro. Adoram pregar peças e se escondem com muita facilidade, mas quem um dia conseguir capturar uma criaturinha dessas terá a chance de fazer três pedidos.

Saint Patrick´s Day no mundo

As comemorações do Saint Patrick´s Day ficaram mundialmente conhecidas e passaram a
ser replicadas em diferentes países, sobretudo nos locais onde há presença de
comunidades irlandesas. No Brasil, a data também é festejada. No entanto, para quem
deseja conhecer a fundo esta experiência cultural, é recomendável conhecer Dublin, capital
da Irlanda, ou Belfast, capital da Irlanda do Norte, nesta época do ano. Para isso, é
recomendado estar com com um bom inglês para aproveitar ao máximo a estadia em
lugares que também oferecem belezas naturais e arquitetônicas, além de opções de
entretenimento como parques e jardins botânicos.

Contato com cultura ajuda a desenvolver idioma

Conhecer sobre culturas diferentes é um dos maiores aprendizados que uma viagem pode proporcionar. Quando a visita é destinada a outro país, esta experiência pode ser ainda mais profunda. Cada lugar pode reservar costumes, crenças e hábitos próprios, por isso, é importante que o visitante pesquise a respeito do seu destino.

Desta forma, fica mais fácil lidar com as diferenças e evitar situações embaraçosas ante ao desconhecido. Outra vantagem de realizar uma pesquisa prévia é ter mais uma oportunidade de assunto com os locais, o que garante uma adaptação bem mais rápida e ainda contribui para a prática do idioma.

Pé na estrada

Se você ficou interessado em conhecer e vivenciar o Saint Patrick´s Day, em sua terra natal, o próximo passo é testar se o inglês está pronto para você colocar o pé na estrada. O CCAA atua há mais de 50 anos no mercado oferecendo cursos de acordo com o perfil de quem quer aprender o idioma. Faça um teste de nivelamento no site do CCAA e descubra como está o seu inglês.

About Stifler Mendes

view all posts

Blogueiro e fundador dos sites Criatives, DesignBrain e Curiozo com Z. Formado em Desenvolvimento Web e Design Gráfico, morador de São José dos Campos, apaixonado por séries e Counter Strike ♥