“No seu último dia na terra, a pessoa que você se tornou vai encontrar a pessoa que você poderia ter se tornado”, essa é a frase que muitos dizem ser sobre a definição do inferno.
Muitos pensam que para ser bem sucedido é preciso de mais coisas, porém, na verdade, precisamos mesmo é desistir de outras, como essas 13 coisas que você deve abandonar se quiser ser bem sucedido:
01. Abandone estilos de vida que não sejam saudáveis
“Tenha cuidado com seu corpo. É o único lugar que você tem para viver”. (Jim Rohn)
Qualquer coisa que você queira conquistar em sua vida, esse é o primeiro passo, cuide da própria saúde, e isso se resume em apenas duas coisas que é preciso é preciso ficar na sua mente:
– Dieta saudável
– Atividade física
São pequenos hábitos que fazem toda a diferença.
02. Abandonar a mentalidade de curto prazo
“Você só vive uma vez, mas se você fizer isso direito, uma vez é suficiente.” (Mae West)
As pessoas bem-sucedidas sempre planejam metas para serem cumpridas a longo prazo, e sabem que os objetivos nada mais são do que o resultado de hábitos de curto prazo que elas realizam todos os dias.
Hábitos saudáveis não deve ser algo que você faz, mas sim algo que você é. Há grande diferença entre “malhar para ter corpo de verão” e “Malhar porque é quem você é”.
03. Não pense pequeno
“Pensar pequeno não serve ao mundo. Não há nada de brilhante em se encolher para que outras pessoas não se sintam inseguras perto de você. Todos nós devemos brilhar, como as crianças. Não está apenas em alguns de nós, está em todos, e quando deixamos nossa luz brilhar, inconscientemente damos permissão a outros para fazer o mesmo. À medida que nos libertamos do nosso medo, nossa presença automaticamente liberta os outros.”. (Marianne Williamson)
Se você sempre ficar na zona de conforto e com medo de aproveitar grandes oportunidades, você nunca vai saber qual é o seu verdadeiro potencial.
Além disso, o mundo poderá se beneficiar com o que você poderia ter conseguido, deixe as suas ideias terem voz, não tenha medo do erro, e, com isso, não terá medo do sucesso.
04. Abandone suas desculpas
“Não é sobre as cartas que você tem, mas como você joga elas”. (Randy Pausch, The Last Lecture)
Não importa o que passou, as falhas do presente ou então o que está por vir, pessoas bem-sucedidas sabem que que são responsáveis por suas vidas, e isso pode ser assustador e excitante.
Porém, essa é a única maneira de alcançar o sucesso, pois as desculpas nada mais são do que limitações que impedem o crescimento pessoal e profissional.
05. Desista da mentalidade fixa
“O futuro pertence àqueles que aprendem mais habilidades e conseguem combiná-las de maneiras criativas.” (Robert Greene, Maestria)
Está errado quem pensa que talento sozinho e sem esforço gera sucesso, e é justamente isso que acontece com quem possui mentalidade fixa.
Além disso, os bem-sucedidos sabem que é preciso desenvolver uma mentalidade de crescimento, sempre em busca de novos conhecimentos e habilidades que mudem suas percepções, para trazer benefício próprio. Quem é você hoje, não é quem você tem que ser amanhã!
06. Abandone a crença na “Bala Mágica”
“Todos os dias, em todos os sentidos, eu estou ficando cada vez melhor” (Émile Coué)
Pessoas bem-sucedidas sabem que pequenas melhorias que vão fazendo dia após dia, ao longo do tempo trará resultados desejados.
Por isso é preciso planejar o futuro, porém, sempre tendo o foco no dia seguinte, e melhorar apenas 1%.
07. Desista do perfeccionismo
“Se mover é melhor que ser perfeito.” (Kahn Academy’s Development Mantra)
O medo de falhar é o nosso maior inimigo, pois geralmente ele nos impede frequentemente de agir e fazer o mundo conhecer nossas criações, entretanto, muitas oportunidades são perdidas pelo fato de que esperamos que as coisas sejam certas.
Então, navegue e depois melhore (aquele 1% da dica anterior)
08. Desista de ser multitarefa
“Você nunca chegará ao seu destino se parar e jogar pedras em cada cão que ladra.” (Winston S. Churchill)
É preciso escolher uma coisa, e a partir disso seguir com seu objetivo, seja uma conversa, um treino, uma ideia de negócio, enfim, se você quiser aprender sobre tudo, no final das contas não saberá, de fato, sobre nada.
09. Desista da sua necessidade de controlar tudo
“Algumas coisas dependem de nós e algumas coisas não dependem.” (Epictetus, filósofo estóico)
Diferenciar estes dois fatores é de extrema importância. Separe-se daquilo que não pode controlar e concentre-se naquelas em que você pode, sempre tendo a ciência de que a única coisa que você será capaz de monitoras é a sua atitude em relação a algo.
10. Desista de dizer SIM para coisas que não levam aos seus objetivos
“Aquele que pode realizar pouco deve sacrificar pouco. Aquele que pode alcançar muito, deve sacrificar muito. Aquele que pode alcançar níveis muito altos, deve sacrificar grandemente.” (James Allen)
Não importa, para ser bem sucedido é preciso dizer NÃO, seja para coisas, para atividades, amigos, familiares, enfim.
Pode ser que agora você precise sacrificar um pouco de gratificação instantânea, porém, vai valer a pena quando estiver colhendo os frutos de seu trabalho.
11. Abandone pessoas tóxicas
“Você é a média das cinco pessoas que você mais convive.” (Jim Rohn)
As pessoas com quem gastamos mais tempo somam-se a quem nos tornamos.
Há pessoas menos ambiciosas e há pessoas mais ambiciosas do que nós. Se você gastar tempo com aqueles que são menos motivados do que você, sua média vai cair e com ela, o seu sucesso.
No entanto, se você passar o tempo com pessoas mais avançadas do que você, não importa o quão desafiador que possa ser, você será mais bem-sucedido.
Dê uma olhada em si mesmo e veja se você precisa fazer alguma mudança.
12. Abandone sua necessidade de ser apreciado
“A única maneira de não se chatear com as pessoas é não fazer nada importante.” (Oliver Emberton)
Uns gostam desse itens, outros não, mas a verdade é que não importa o que você faça, é IMPOSSÍVEL fazer com que todas as pessoas gostem de você.
Isso é natural, e não precisa se justificar, basta continuar sendo autêntico e saber que quanto mais cresce o número de pessoas que te odeiam, é porque você está fazendo coisas importantes.
13. Abandone sua dependência de redes sociais e televisão
“O problema é que você acha que tem tempo” (Jack Kornfield)
A sociedade está viciada em assistir televisão e navegar na internet, e esses dois itens nunca devem ser uma “fuga” para sua vida ou seus objetivos.
Pode ser que seus objetivos dependam deles, porém, é preciso tentar ao máximo exterminar sua dependência sobre eles, para que o tempo que iria desperdiçar, seja aproveitado com coisas que realmente enriquecem sua vida.